fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Prefeitura vai receber Feirafro no Casarão da Inovação Cassina

A atividade faz parte da programação da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais e da agenda alusiva ao Dia da Consciência Negra.

20 de novembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai abrir as portas do Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus, na sexta-feira (26), para a realização da Mostra de Cultura Afro-Brasileira (Feirafro), promovida pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A atividade faz parte da programação da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (Sernegra), e da agenda de apoio da Semtepi, alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), para fortalecer a inclusão social das pessoas pretas no mercado de trabalho, além de garantir qualificação profissional e oportunidades voltadas ao empreendedorismo local.

A disponibilização do espaço também fortalece a importância da valorização do negro no mercado de trabalho, na classe empreendedora, no artesanato negro, e principalmente, na capacitação. Atualmente, os empreendedores e artesãos negros possuem trabalhos relacionados com a cultura afro em Manaus.

É importante destacar a presença de um racismo estrutural vivido ainda neste século. Sem medir esforços, a Semtepi entende a causa negra como um tema que precisa ser levado em consideração e inclui a igualdade social, a discriminação, a inclusão do negro e a preservação das religiões e culturas afro-brasileiras.

“Nós vivemos em um país multirracial e multicultural, que não respeita negros, mulheres, homossexuais, cheio de estatutos. Daí a importância de um movimento social que seja responsável por lutar pela causa, e com a ajuda da Prefeitura de Manaus, através da Semtepi, as portas de oportunidades são grandiosas, para qualificar profissionalmente as pessoas negras, para inclusão no mercado de trabalho e no polo empreendedor”, salienta o presidente do Instituto Nacional Afro Origem no Amazonas (Inaô-AM), secretário em nível nacional do movimento, e coordenador da Frente Antirracial da Região Norte, o  advogado Christian Rocha.

A Semtepi lançou mais de mil cursos nas modalidades presencial e virtual, ao longo deste ano, além de feiras de artesanato ligadas à cultura empreendedora, que geram renda própria aos artesãos cadastrados, independentemente de cor, país de origem ou deficiência. Destaca-se ainda a oferta de vagas de emprego que, atualmente, ultrapassam quatro mil.

20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estipulada como uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou para preservar a segurança e a cultura de africanos escravizados, que conseguiram fugir.

A data é importante no calendário brasileiro como uma maneira de instituir o reconhecimento aos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. Atualmente, a população negra no país representa 54% do total de brasileiros, segundo o IBGE.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Spotify: Marília Mendonça e Barões da Pisadinha são os mais ouvidos no Brasil

Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, foi a mulher que teve o maior número de reproduções na plataforma de streaming.

2 de dezembro de 2021

Turnê de Rick & Renner volta a Manaus esse mês com grandes sucessos

O show será realizado no Dulcila Festas e Convenções, localizado na Av. Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no próximo dia 16/12.

2 de dezembro de 2021

Novo filme da Disney: ‘Encanto’ celebra a cultura colombiana

Sendo uma história da Disney e da América Latina, o centro de tudo não poderia ser outro que não uma família - no caso, uma grande família.

1 de dezembro de 2021

Quinta temporada de ‘La Casa de Papel’ traz tensão e a emoção da conclusão

A parte final de La Casa de Papel é a mais emocional da série. Está no ar o clima de despedida dos personagens, que se tornaram verdadeiras figuras da cultura pop.

1 de dezembro de 2021

Jucynha Kero Kero lança música com promessa de novo hit do momento

Muito conhecida em Manaus pela carreira de forró, Jucynha Kero Kero agora aposta em uma mudança marcante de estilo musical.

1 de dezembro de 2021

Adeus cera de abelha em cosméticos; marca aposta em alternativas veganas

Com a busca de novos ingredientes e metodologias alternativas disruptivas no País, empresas têm compromisso de atingir 100% de produtos veganos nos próximos anos.

1 de dezembro de 2021

Projeto Olho da Mata/FloNA do Purus ganhará narrativa sobre trajetória

A finalidade é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata.

30 de novembro de 2021

Marcus Lacerda lança livro com reflexões sobre a pandemia na Amazônia

Conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, infectologista lança ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia na Amazônia'.

30 de novembro de 2021