fbpx

sábado, 02 de julho de 2022

Prefeitura vai receber Feirafro no Casarão da Inovação Cassina

A atividade faz parte da programação da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais e da agenda alusiva ao Dia da Consciência Negra.

20 de novembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Reprodução)

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai abrir as portas do Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus, na sexta-feira (26), para a realização da Mostra de Cultura Afro-Brasileira (Feirafro), promovida pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A atividade faz parte da programação da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (Sernegra), e da agenda de apoio da Semtepi, alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20), para fortalecer a inclusão social das pessoas pretas no mercado de trabalho, além de garantir qualificação profissional e oportunidades voltadas ao empreendedorismo local.

A disponibilização do espaço também fortalece a importância da valorização do negro no mercado de trabalho, na classe empreendedora, no artesanato negro, e principalmente, na capacitação. Atualmente, os empreendedores e artesãos negros possuem trabalhos relacionados com a cultura afro em Manaus.

É importante destacar a presença de um racismo estrutural vivido ainda neste século. Sem medir esforços, a Semtepi entende a causa negra como um tema que precisa ser levado em consideração e inclui a igualdade social, a discriminação, a inclusão do negro e a preservação das religiões e culturas afro-brasileiras.

“Nós vivemos em um país multirracial e multicultural, que não respeita negros, mulheres, homossexuais, cheio de estatutos. Daí a importância de um movimento social que seja responsável por lutar pela causa, e com a ajuda da Prefeitura de Manaus, através da Semtepi, as portas de oportunidades são grandiosas, para qualificar profissionalmente as pessoas negras, para inclusão no mercado de trabalho e no polo empreendedor”, salienta o presidente do Instituto Nacional Afro Origem no Amazonas (Inaô-AM), secretário em nível nacional do movimento, e coordenador da Frente Antirracial da Região Norte, o  advogado Christian Rocha.

A Semtepi lançou mais de mil cursos nas modalidades presencial e virtual, ao longo deste ano, além de feiras de artesanato ligadas à cultura empreendedora, que geram renda própria aos artesãos cadastrados, independentemente de cor, país de origem ou deficiência. Destaca-se ainda a oferta de vagas de emprego que, atualmente, ultrapassam quatro mil.

20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi estipulada como uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou para preservar a segurança e a cultura de africanos escravizados, que conseguiram fugir.

A data é importante no calendário brasileiro como uma maneira de instituir o reconhecimento aos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. Atualmente, a população negra no país representa 54% do total de brasileiros, segundo o IBGE.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021