fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Ipem-AM orienta consumidor sobre cuidados na hora de abastecer veículo

O diretor-presidente do Ipem alerta que, caso o volume não corresponda a 20 litros indicados no medidor padrão, há indícios de que a bomba esteja adulterada.

17 de agosto de 2021

Compartilhe

Márcio Brito elencou algumas medidas que ajudar o condutor a ter mais atenção na hora de abastecer (Foto: Divulgação)

No Amazonas, de janeiro a julho de 2021, já foram fiscalizados 3.879 bicos de abastecimentos, sendo 36 reprovados por estarem lesando o consumidor. Por isso, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) sempre busca meio de orientar os consumidores sobre os cuidados que devem ter ao abastecer o seu veículo.

É o Instituto que fiscaliza as condições de utilização das bombas de combustíveis quanto aos aspectos de segurança e também verifica se a quantidade entregue ao consumidor corresponde ao valor pago.

“O papel do Ipem é fiscalizar diariamente todos os postos de combustíveis, a fim de garantir que as bombas medidoras estejam em seu perfeito funcionamento, e não ofereçam riscos na sua utilização, e se consumidor está recebendo a quantidade de combustível correta”, informou o titular do Ipem no Amazonas, Márcio Brito, destacando que, em caso de possíveis irregularidades, o consumidor pode solicitar do frentista que seja feita uma verificação da quantidade de combustível entregue em um medidor padrão verificado pelo Ipem-AM.

O diretor-presidente do Ipem alerta que, caso o volume não corresponda a 20 litros indicados no medidor padrão, há indícios de que a bomba esteja adulterada. Por isso, o órgão elencou algumas orientações para a população. Confira abaixo:

• Observar se o contador da bomba medidora se encontra no zero;

• Observar ainda se a bomba medidora possui o selo do Inmetro, o que garante que o equipamento foi fiscalizado pelo Ipem-AM e está seguro para o uso;

• Verificar a informação do preço por litro a ser pago e o tipo de combustível a ser utilizado;

• Caso perceba algum indício de irregularidades na hora do abastecimento, o consumidor deve exigir que o frentista ou o gerente do posto de combustível faça uma verificação em uma medida de volume padrão verificada pelo Ipem-AM;

• Todos os postos são obrigados a realizar uma checagem da quantidade de combustível, quando solicitada pelo consumidor;

• Ao abastecer seu veículo, exigir a nota fiscal com a descriminação da quantidade em litros e o valor pago.

O Ipem-AM possui um canal de comunicação direto com o consumidor. Em caso de dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias, basta entrar em contato com a ouvidoria do órgão, pelo número 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou, se preferir, enviar mensagem no Fale Conosco no site do órgão.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021