A rede de esgoto da unidade de saúde do município já apresenta comprometimento com a subida dos rios e, por isso, o atendimento foi transferido.
Governador determinou que o barco do Ipem fosse adaptado para funcionar como hospital flutuante (Foto: Divulgação)
Afetado pela subida do rio, o hospital de Careiro da Várzea passou a realizar atendimentos médicos no bardo do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) desde o início desta segunda-feira (24). O governador Wilson Lima (PSC) acompanhou as primeiras horas de adaptação do local.
“Tem algumas estruturas que foram comprometidas ali no hospital, então a gente já começou a movimentar e transferir parte das estruturas aqui para essa unidade fluvial. Aqui a gente já montou, inclusive, um leito, para caso de emergência ou urgência, tem laboratório, tem um consultório médico”, explicou o governador.
Na embarcação há ainda uma sala de observação, uma sala de medicação e consultório médico. A ampliação dos serviços ocorrerá se a unidade de saúde do município vir a alagar, o que ainda não ocorreu.
Na ocasião, o Governo do Amazonas entregou ao município um equipamento de ultrassonografia novo. A renovação do parque de imagem da rede estadual de saúde, da capital e do interior, é uma das ações do programa Saúde Amazonas. Entre os mais de 300 itens adquiridos, estão aparelhos de ultrassom, raio-X digital, tomógrafos, eletrocardiógrafos e eletroencefalógrafos.
Com informações da assessoria
Leia Mais: