fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Escolas do Amazonas são selecionadas para curso de robótica espacial

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece conhecimentos sobre robótica.

12 de maio de 2021

Compartilhe

O curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica (Foto: Divulgação)

Três escolas da capital e quatro do interior foram selecionadas para participar do projeto piloto “Robótica Espacial”, promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

Essa plataforma usa simuladores para que os estudantes vivenciem, de forma bem realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

Na capital, as unidades escolares selecionadas foram: Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, EE Professor Júlio César de Moraes Passos e EE Nathalia Uchôa. Já no interior do estado, a EE José Mota, de Manacapuru; EE Raymundo Sá, de Autazes; Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, de Itacoatiara; e Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Xavier Desterro, de Iranduba, foram as escolhidas pelo projeto “Robótica Espacial”.

O gestor da EE Nathalia Uchôa, Raphael Xavier, explica que os alunos foram sensibilizados a ter consciência da importância que é participar do programa.

“São alunos de 250 escolas espalhadas pelo País, sendo que, no estado do Amazonas, a EE Nathalia Uchôa é uma das poucas unidades selecionadas. O programa vai dar a oportunidade única aos seus participantes de realizar um curso completo de robótica espacial totalmente gratuito”, contou.

Ainda conforme o gestor, o curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica, como montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô concluído.

Preparação para o curso

Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva.

As aulas combinam teoria e prática, simulam o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021