fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Escolas do Amazonas são selecionadas para curso de robótica espacial

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece conhecimentos sobre robótica.

12 de maio de 2021

Compartilhe

O curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica (Foto: Divulgação)

Três escolas da capital e quatro do interior foram selecionadas para participar do projeto piloto “Robótica Espacial”, promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

Essa plataforma usa simuladores para que os estudantes vivenciem, de forma bem realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

Na capital, as unidades escolares selecionadas foram: Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, EE Professor Júlio César de Moraes Passos e EE Nathalia Uchôa. Já no interior do estado, a EE José Mota, de Manacapuru; EE Raymundo Sá, de Autazes; Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, de Itacoatiara; e Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Xavier Desterro, de Iranduba, foram as escolhidas pelo projeto “Robótica Espacial”.

O gestor da EE Nathalia Uchôa, Raphael Xavier, explica que os alunos foram sensibilizados a ter consciência da importância que é participar do programa.

“São alunos de 250 escolas espalhadas pelo País, sendo que, no estado do Amazonas, a EE Nathalia Uchôa é uma das poucas unidades selecionadas. O programa vai dar a oportunidade única aos seus participantes de realizar um curso completo de robótica espacial totalmente gratuito”, contou.

Ainda conforme o gestor, o curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica, como montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô concluído.

Preparação para o curso

Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva.

As aulas combinam teoria e prática, simulam o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021