fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Time feminino de pró-reitoras da Ufam tem ex-secretária de Educação

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Reeleito para um novo mandato à frente da reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga anunciou um time majoritariamente feminino para compor sua equipe, comandando as pró-reitorias da universidade em sua segunda gestão. Além da vice-reitora Therezinha Fraxe, seis das oito pró-reitorias da Ufam serão comandadas por mulheres no segundo mandato de Puga. Dentre elas, está a ex-secretária municipal de Educação da gestão Arthur Neto (PSDB), Kátia Schweickardt, que venceu o prêmio “Espírito Público 2020 – Gestoras do Brasil”, na categoria Educação, por seu trabalho à frente da Semed.

___

GESTÃO DE PESSOAS

Na nova estrutura administrativa da Ufam, que toma posse em julho, Kátia Schweickardt vai ocupar a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Além de Kátia, que também já foi secretária municipal do Meio Ambiente, também serão pró-reitoras da Ufam Kleomara Cerquinho (Planejamento e Desenvolvimento Institucional), Selma Baçal (Pesquisa e Pós-graduação), Ângela Bulbol (Administração e Finanças), Tanara Lauschner (Inovação Tecnológica) e Karime Bentes (Assuntos Estudantis). Completam o time de pró-reitores David Lopes (Ensino e Graduação) e Almir Menezes (Extensão).

___

TIRO N’ÁGUA OU PELA CULATRA?

A tentativa de ser convocado para ser ouvido pela CPI da Covid no Senado não deu certo para o vice-governador Carlos Almeida Filho (sem partido). E o tiro n’água da convocação ainda pode se transformar em um tiro pela culatra que pode acertar o próprio Carlos Almeida. É que, mirando o governador Wilson Lima (PSC), Carlos Almeida fez acusações sérias envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O próprio presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), disse ao Correio Brasiliense que trata-se de uma acusação muito séria. “E tem que ter alguma prova porque coloca o presidente na roda e o presidente não está sendo investigado”, disse Omar.

___

SUMIRAM

Em depoimento à CPI da Covid, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, falou que os dirigentes do grupo Samel e os cientistas que propuseram um estudo da Proxalutamida, como droga eficaz e barata a ser usada no tratamento da Covid em pacientes internados, sumiram. Segundo Barra Torres, o grupo mostrou a ideia à Anvisa, que passou o regramento para a realização de pesquisa “duplo cego randomizado”, aquela em que grupos tomam a droga e outros tomam placebo. Depois disso, segundo o presidente da Anvisa, os interessados nunca mais voltaram.

___

‘PL DOS CONDOMÍNIOS’

A vereadora Professora Jacqueline (Podemos) está reivindicando mais celeridade na tramitação do projeto de lei de sua autoria que determina que os condomínios residenciais comuniquem aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência ou de indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso. O projeto teve o parecer favorável à Emenda 001 pela 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e seguirá para análise da 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

___

PELO CONJUNTO DA OBRA

O vice-prefeito Marcos Rotta (DEM) vai receber a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, maior comenda concedida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta do vereador Antônio Peixoto (PTC), aprovada em plenário, deixa claro que o atual vice-prefeito receberá a honraria “pelo conjunto da obra”. Marcos Rotta chegou a Manaus nos anos 90 como jornalista e apresentador de TV e, desde então, ingressou na carreira política tendo sido deputado estadual, deputado federal e vice-prefeito, além de titular de algumas secretarias municipais.

___

CONTINUA EM HOME OFFICE

Foi prorrogado até 30 de maio o regime de trabalho remoto no Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas. Da mesma forma, foi suspenso o retorno gradual às atividades presenciais na unidade. Os meios eletrônicos continuarão, portanto, sendo os canais adequados para que os cidadãos acessem os serviços do MPF, como protocolo de documentos, consultas a andamentos de procedimentos ou envio de representações.

Leia mais sobre Política

Especialistas em Saúde são contrários, mas Alemão quer comércio 100% aberto

Empresário e parlamentar, William Alemão afirma que maioria das pessoas dos grupos de risco para a Covid-19 está imunizada e que cenário é ideal para flexibilizar medidas.

25 de junho de 2021

Agenda antiambiental de Bolsonaro pode prejudicar Zona Franca de Manaus

A transgressão de compromissos internacionais para a preservação da floresta amazônica pode acarretar boicotes a produtos brasileiros em outros países.

25 de junho de 2021

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Covid

Os ministros seguem decisão individual da ministra Rosa Weber, que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela CPI da Pandemia.

24 de junho de 2021

Por ordem de Alexandre de Moraes, Daniel Silveira é preso novamente

O ministro do STF alega em sua decisão que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano.

24 de junho de 2021

Câmara autoriza candidatura de gestor multado por conta irregular

A lei aprovada por 345 favoráveis, 98 contrários e quatro abstenções, libera para concorrer os gestores que foram punidos apenas com multa. A matéria segue para o Senado.

24 de junho de 2021

Irmãos bolsonaristas prometem ‘bomba’ na CPI para derrubar República

Além de revelar que possuem informações quentes do Governo Federal, os irmãos Miranda pediram segurança à CPI após intimidação de Onix Lorenzoni.

24 de junho de 2021

Filipe Martins ganha liminar para ficar calado em depoimento na CPI

Assessor Internacional da Presidência da República será ouvido para esclarecer a presença dele na reunião com representantes da Pfizer, em novembro, para a compra de vacinas.

24 de junho de 2021

Luis Miranda pede prisão de Onyx Lorenzoni e Elcio Franco à CPI

O deputado federal encaminhou um ofício ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz, no qual afirma que Onyx e Élcio estariam buscando coagi-lo antes do seu depoimento.

24 de junho de 2021