fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Energia e água lideram ranking de reclamações no Procon Amazonas

Empresas, que antes da pandemia da Covid-19 não eram demandadas no Procon-AM, passaram a ter o nome cada vez mais em evidência no órgão de defesa do consumidor.

15 de julho de 2021

Compartilhe

Em meio à pandemia e a diminuição da renda da população, houve uma queda nos contratos entre consumidores e fornecedores em todo Brasil. No Amazonas, não foi diferente, segundo destacou o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, durante entrevista ao Realtime1 nesta quinta-feira (15). Empresas, que antes não eram demandadas, passaram a ter o nome cada vez mais em evidência no órgão de defesa do consumidor.

O diretor-presidente do órgão explica que, dentro do ranking de empresas mais reclamadas, houve um concentração de empresas que antes não eram demandas e, com a pandemia, passaram a ser muito demandadas, tanto no âmbito judicial quanto no administrativo. Além disso, Jalil explica, ainda, que recentemente houve uma grande alta no número de demandas que chegam ao Procon-AM.

“O alvo principalmente é as concessionárias de energia e água, seguidas das operadoras de telefonia. Eles prestam serviços que a população precisa totalmente. As operadoras, hoje, fornecem internet móvel – e esse serviço nos permite o acesso à informação. A gente também teve essas operadoras de telefonia móvel como grande demandadas aqui no Procon-AM”, revelou o diretor-presidente do Procon-AM.

Jalil aproveitou, ainda, para ressaltar que o Procon-AM tem procurado integrar fiscalização nacional contra o aumento do valor do litro da gasolina em Manaus. “Recentemente, houve uma operação nacional, dos órgãos integrados da prefeitura e dos governos do Estado e Federal, e nós tivemos a participação do Procon-AM olhando as demandas do consumidor e aproveitando para fazer mais um mapeamento em alguns postos sobre o valor do combustível”.

Conforme Jalil, as fiscalizações tem o objetivo de identificar postos, onde, possivelmente, há uma cobrança abusiva.

Sobre as famosas ligações indesejáveis, o diretor-presidente do órgão de defesa do consumidor ressaltou que é necessário que as denúncias cheguem até o Procon-AM.

“Nós temos um link no nosso site, que redireciona o consumidor para o não me perturbe.com.br. É importante que a gente observe de duas maneiras: horário das ligações e também a cobrança de pessoas da sua família em seu nome. Isso ocorreu quando o fornecedor deseja cobrar terceiros: em vez de quem assinou o contrato, você é que passa a ser cobrado. Esse tipo de denúncia pode ser formalizado no Procon-Amazonas por meio dos canais oficiais. É preciso a denúncia para que haja punição, efetivação e concretização do seu direito como consumidor ou consumidora. Os contatos disponíveis podem ser consultados no site”, reforça Jalil Fraxe.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021