fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Energia e água lideram ranking de reclamações no Procon Amazonas

Empresas, que antes da pandemia da Covid-19 não eram demandadas no Procon-AM, passaram a ter o nome cada vez mais em evidência no órgão de defesa do consumidor.

15 de julho de 2021

Compartilhe

Em meio à pandemia e a diminuição da renda da população, houve uma queda nos contratos entre consumidores e fornecedores em todo Brasil. No Amazonas, não foi diferente, segundo destacou o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, durante entrevista ao Realtime1 nesta quinta-feira (15). Empresas, que antes não eram demandadas, passaram a ter o nome cada vez mais em evidência no órgão de defesa do consumidor.

O diretor-presidente do órgão explica que, dentro do ranking de empresas mais reclamadas, houve um concentração de empresas que antes não eram demandas e, com a pandemia, passaram a ser muito demandadas, tanto no âmbito judicial quanto no administrativo. Além disso, Jalil explica, ainda, que recentemente houve uma grande alta no número de demandas que chegam ao Procon-AM.

“O alvo principalmente é as concessionárias de energia e água, seguidas das operadoras de telefonia. Eles prestam serviços que a população precisa totalmente. As operadoras, hoje, fornecem internet móvel – e esse serviço nos permite o acesso à informação. A gente também teve essas operadoras de telefonia móvel como grande demandadas aqui no Procon-AM”, revelou o diretor-presidente do Procon-AM.

Jalil aproveitou, ainda, para ressaltar que o Procon-AM tem procurado integrar fiscalização nacional contra o aumento do valor do litro da gasolina em Manaus. “Recentemente, houve uma operação nacional, dos órgãos integrados da prefeitura e dos governos do Estado e Federal, e nós tivemos a participação do Procon-AM olhando as demandas do consumidor e aproveitando para fazer mais um mapeamento em alguns postos sobre o valor do combustível”.

Conforme Jalil, as fiscalizações tem o objetivo de identificar postos, onde, possivelmente, há uma cobrança abusiva.

Sobre as famosas ligações indesejáveis, o diretor-presidente do órgão de defesa do consumidor ressaltou que é necessário que as denúncias cheguem até o Procon-AM.

“Nós temos um link no nosso site, que redireciona o consumidor para o não me perturbe.com.br. É importante que a gente observe de duas maneiras: horário das ligações e também a cobrança de pessoas da sua família em seu nome. Isso ocorreu quando o fornecedor deseja cobrar terceiros: em vez de quem assinou o contrato, você é que passa a ser cobrado. Esse tipo de denúncia pode ser formalizado no Procon-Amazonas por meio dos canais oficiais. É preciso a denúncia para que haja punição, efetivação e concretização do seu direito como consumidor ou consumidora. Os contatos disponíveis podem ser consultados no site”, reforça Jalil Fraxe.

Assista à entrevista na íntegra:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Hortaliças cultivadas no sistema prisional são doadas a instituições

Os produtos orgânicos são cultivados na horta do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 e foram doados a instituições de acolhimento.

23 de julho de 2021

Fiscalização do combustível de veículos da Semed em Humaitá é redobrada

A partir de agora, toda tentativa de abastecimento ilegal deve ser comunicada aos órgãos de controle, a fim de evitar fornecimento em desacordo com o solicitado.

23 de julho de 2021

Cadastro do Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura é reaberto

O novo prazo foi determinado em decreto, que também simplifica as regras para o acesso. O valor do benefício é de R$ 600.

23 de julho de 2021

Negligenciada por Arthur, cratera na avenida Brasil será reparada

Segundo o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, o problema na via é antigo e foi negligenciado pela última administração, prejudicando uma faixa da pista.

23 de julho de 2021

Prefeitura e gestores tratam sobre a volta das aulas 100% presenciais

A meta da Prefeitura de Manaus é que os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental voltem a ter aulas 100% presenciais ainda este ano.

23 de julho de 2021

UBS Luiz Montenegro é entregue em novo endereço no bairro Planalto

Conforme a Prefeitura de Manaus, o endereço original da UBS é no bairro Lírio do Vale, mas o imóvel onde funcionava a unidade de saúde enfrenta problemas estruturais.

23 de julho de 2021

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021