fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Em Manaus, farmácias passam a ter ponto de descarte de medicamentos

Quando esses fármacos são jogados em lixos comuns, aumentam as chances de o material ir parar na natureza, contribuindo para o aumento da poluição.

18 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Embora o brasileiro faça constantes usos de medicamentos – para as mais diversas enfermidades -, ainda é raro no país o descarte correto após o vencimento ou desuso desses fármacos. Com o objetivo de diminuir esse cenário de poluição, o Grupo Tapajós, detentor das redes de farmácias Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, pretende instalar áreas de descarte de medicamentos em todas as unidades do Amazonas até 2022.

O projeto começa com três lojas, sendo duas da bandeira Santo Remédio (unidades das avenidas Boulevard Álvaro Botelho Maia e Djalma Batista) e outra da rede FarmaBem (unidade localizada na avenida Darcy Vargas).

“Temos vários casos de medicamentos que caem em desuso. Às vezes, o paciente troca de remédio, deixa de usar porque está curado, porque sobrou ou passou da validade. Agora ele vai poder fazer o descarte correto desse produto em uma das nossas drogarias, onde daremos a ele o destinando adequado, com a incineração, que é a maneira correta”, explica Sabrine Cordeiro, coordenadora farmacêutica do Grupo Tapajós.

Danos ao meio ambiente

Um estudo da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG) mostrou que, no Brasil, 20% de todos os medicamentos são descartados de forma irregular. O dado ainda pode ser mais assustador ao se constatar que, todos os anos, o país soma aproximadamente 14 mil toneladas de medicamentos vencidos.

Quando esses fármacos são jogados em lixos comuns, aumentam as chances de o material ir parar na natureza, contribuindo para o aumento da poluição. Um estudo publicado na revista Cientific American (2019) mostrou que apenas um quilo de remédio é capaz de contaminar 450 mil litros de água.

Mudança na legislação

A nova ação do Grupo Tapajós está baseada na preocupação com o meio ambiente, em obedecimento ao decreto federal de n. º 10.388, de 2020. No documento, foi instituído o ‘sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso’, e deve ser adotado nacionalmente nos próximos anos.

No decreto, são especificadas as características desse novo procedimento de descarte de remédios e quais deles não estão inclusos nessa nova organização. São eles os fármacos de uso não domiciliar, não humano e aqueles descartados por estabelecimentos de saúde. O documento entrou em vigor em dezembro do ano passado e passa a ser adotado no âmbito nacional.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021