fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

SES-AM orienta pessoas com gripe a buscar testagem de Covid nas UBSs

Além das UBSs, as pessoas com gripe podem fazer os testes de Covid-19 nas unidades de urgência e emergência do Estado, caso os sintomas sejam mais fortes.

8 de janeiro de 2022

Compartilhe

A testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais, segundo a SES-AM (Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está intensificando a testagem de detecção da Covid-19, em Manaus, e orientando a população com sintomas gripais a procurar o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de casa, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A SES-AM orienta os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS. Sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta, os locais para atendimento são Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs). 

A testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais. Para agilizar esse processo, a SES-AM ampliou a oferta do teste de antígeno, que libera o resultado de forma mais rápida, e caso seja identificada a presença do novo coronavírus, é realizado o teste RT-PCR. 

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, ressaltou que os testes são oferecidos na rede estadual de saúde para adultos e crianças sintomáticos.

“Nos SPAs e UPAs, quando há presença de pacientes com sintomas gripais é realizada a triagem, por meio do teste rápido de antígeno, e em caso positivo é submetido ao exame de RT-PCR para que possamos fazer a vigilância genômica. A testagem rápida para COVID-19 agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”, destacou. 

A testagem também está sendo realizada nos pacientes internados para cirurgias, transferências ou que precisam de hospitalização por outras causas. Para esses casos, o teste realizado é o RT-PCR.

Além do atendimento nas unidades de saúde, as testagens para detecção da Covid-19 estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Rodoviária e no Porto de Manaus, para os passageiros que desembarcam em Manaus por essas portas de entrada do estado.

Todas as amostras coletadas nesses locais com resultado positivo são encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus. 

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022