fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

SES-AM orienta pessoas com gripe a buscar testagem de Covid nas UBSs

Além das UBSs, as pessoas com gripe podem fazer os testes de Covid-19 nas unidades de urgência e emergência do Estado, caso os sintomas sejam mais fortes.

8 de janeiro de 2022

Compartilhe

A testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais, segundo a SES-AM (Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está intensificando a testagem de detecção da Covid-19, em Manaus, e orientando a população com sintomas gripais a procurar o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de casa, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A SES-AM orienta os pacientes com sintomas gripais mais frequentes, como coriza, tosse e dor de cabeça, a buscar assistência em uma UBS. Sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, febre alta, os locais para atendimento são Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs). 

A testagem está sendo prioritária na classificação dos pacientes com sintomas gripais. Para agilizar esse processo, a SES-AM ampliou a oferta do teste de antígeno, que libera o resultado de forma mais rápida, e caso seja identificada a presença do novo coronavírus, é realizado o teste RT-PCR. 

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, ressaltou que os testes são oferecidos na rede estadual de saúde para adultos e crianças sintomáticos.

“Nos SPAs e UPAs, quando há presença de pacientes com sintomas gripais é realizada a triagem, por meio do teste rápido de antígeno, e em caso positivo é submetido ao exame de RT-PCR para que possamos fazer a vigilância genômica. A testagem rápida para COVID-19 agiliza a conduta clínica e, imediatamente, a pessoa é submetida ao monitoramento, isolamento e o acompanhamento”, destacou. 

A testagem também está sendo realizada nos pacientes internados para cirurgias, transferências ou que precisam de hospitalização por outras causas. Para esses casos, o teste realizado é o RT-PCR.

Além do atendimento nas unidades de saúde, as testagens para detecção da Covid-19 estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Rodoviária e no Porto de Manaus, para os passageiros que desembarcam em Manaus por essas portas de entrada do estado.

Todas as amostras coletadas nesses locais com resultado positivo são encaminhadas para o laboratório do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas a sequenciamento genético que identifica as linhagens do vírus. 

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Prêmio Thiago de Mello’ movimenta R$ 1,6 milhão na economia de Manaus

Os projetos aprovados terão um prazo de seis meses para realizar suas atividades, a contar da data do recebimento dos recursos financeiros, de forma gratuita em Manaus.

7 de agosto de 2022

2ª Corrida da Guarda Municipal reúne mais de mil participantes, em Manaus

A Corrida da Guarda Municipal, na Ponta Negra, serviu como um esquenta para a Maratona Internacional de Manaus, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro.

7 de agosto de 2022

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Pedido técnico para a Anvisa de registro de kit de testagem para o diagnóstico da varíola do macaco já está em análise pela equipe técnica da Agência.

6 de agosto de 2022

Prefeitura recompõe calçadão de pedras portuguesas da Ponta Negra

Trabalho manual dos servidores da Prefeitura de Manaus recupera aspecto original do calçadão da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

6 de agosto de 2022

PF prende três suspeitos de ocultar corpos de Dom e Bruno no Amazonas

Sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão foram cumpridos neste sábado (6) em uma ação decorrente da investigação dos homicídios no Vale do Javari.

6 de agosto de 2022

Documentário mostra manifestações que sacudiram o Brasil em 2013

O doc explora os protestos que marcaram o Brasil em junho de 2013. Da intensa disputa de 2014 à eleição de 2018, o país ainda sente os ecos de um mês que não terminou.

5 de agosto de 2022

Morre Jô Soares, artista e humorista que marcou a cultura do país

Jô interpretou dezenas de personagens, criou bordões e apresentou o mais conhecido programa de entrevistas da TV brasileira. O velório não será aberto ao público.

5 de agosto de 2022

AM reforça aparato de segurança com viaturas e material de informática

Viaturas, caminhão de combustível e computadores serão entregues pela Secretaria de Estado da Segurança, para a PM, PC e a Polícia Científica.

4 de agosto de 2022