fbpx

segunda, 25 de outubro de 2021

Dose de reforço é somente para quem tomou 2ª dose há seis meses

Mutirão Vacina Amazonas, que acontece hoje e amanhã, intensifica aplicação desta dose nos idosos de 70 anos (ou mais) em Manaus.

17 de setembro de 2021

Compartilhe

Orientação em relação ao tempo é da FVS-RCP (Foto: Divulgação)

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a população de 70 anos ou mais está sendo intensificada em Manaus, nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), durante mais uma edição do mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orientam que a vacinação deste grupo está voltada apenas para quem tomou a 2ª dose há mais de seis meses, até 31 de março deste ano.

A secretária de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, esclarece que é importante realizar a aplicação da dose de reforço respeitando o período de seis meses para manter a quantidade de anticorpos necessários para se prevenir contra a Covid-19.

“É importante ressaltar que este idoso, seja ele em perfeito uso da vacina CoronaVac, Janssen, AstraZeneca, ele vai fazer a dose de reforço com a Pfizer. É importante que ele exerça esse direito da dose de reforço para que ele possa estar mantendo os anticorpos contra Covid-19. As pesquisas vêm discutindo, e as notas técnicas orientadoras do Ministério da Saúde mostram que a vacina Pfizer mantém o nível de anticorpos ideal que nós almejamos. A dose de reforço vem para que a gente possa manter essa proteção contra a Covid-19 numa população que é mais fragilizada, que apresentou o maior índice de internações entre a primeira e segunda onda de Covid-19”, orientou Nayara.

A secretária pede para que as famílias desses idosos os levem para aplicar essa dose de reforço no posto de vacinação mais próximo de suas casas.

Proteção

A diretora do Departamento de Vigilância da FVS-RCP, Adriana Elias, também orienta à população que procure se vacinar para ampliar cada vez mais a cobertura vacinal na capital e também no interior.

“Precisamos manter os níveis de proteção da população, ampliar cada vez mais a cobertura vacinal na capital e no interior. Então essa vacinação é extremamente importante para a gente ofertar a segunda dose, para que a população que ainda necessita da segunda dose consiga fechar seu esquema vacinal básico e assegure uma imunidade; e também avançar agora com a dose de reforço. Isso é exatamente importante para que Manaus e o estado do Amazonas sigam com a redução do número de casos de Covid, redução de internações, redução de óbitos, para que a gente se prepare melhor para o período sazonal que está chegando em dezembro e sigamos com a possibilidade até de futuramente a gente estar se livrando desse vírus”, ressaltou Adriana.

Quem pode tomar a dose de reforço

A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer. Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.

Endereço das escolas que terão postos de vacinação no mutirão Vacina Amazonas:

• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte

• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte

• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste

• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte

• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste

• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

No aniversário de Manaus, casas pegam fogo na Zona Sul da capital

Família conta que almoçava quando teve início o fogo na casa ao lado e, em poucos segundos, as chamas atingiram o segundo imóvel. Só deu pra salvar a roupa do corpo.

24 de outubro de 2021

Totalmente revitalizado, Parque Rio Negro é reinaugurado em Manaus

O espaço é um marco na transformação realizada no bairro através das intervenções do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

24 de outubro de 2021

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021