fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Prefeitura de Manaus suspende vacinação contra Covid-19 em adolescentes

A capital amazonense passa a seguir a recomendação dada pelo Ministério da Saúde. Agora, só podem receber a vacina os que tiverem deficiência permanente ou comorbidades.

16 de setembro de 2021

Compartilhe

Até o momento foram vacinados com a primeira dose, na capital, 170.202 jovens de 12 a 17 anos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, em atendimento à recomendação do Ministério da Saúde, determinou a suspensão da aplicação de vacinas contra a Covid-19, para o público de 12 a 17 anos, a partir desta sexta-feira (17), na capital. 

De acordo com a Nota Informativa nº 001/2021, emitida pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), apesar da vacina da Pfizer/BioNTehc estar autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso em adolescentes no Brasil, a recomendação para imunização dessa população foi revista e devem ser vacinados, a partir de agora, somente os que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, informa que o município acata as orientações do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), quanto aos públicos e tipos de imunizantes incluídos na campanha de vacinação contra a Covid-19 e que o atendimento dos adolescentes fora dos três critérios definidos pelo ministério seguirá suspenso em todos os pontos de vacinação, até que haja nova determinação.

Os adolescentes sem comorbidades, que já receberam a primeira dose, não devem receber a segunda. Só deverão completar o esquema vacinal os que estiverem em uma das condições recomendadas (deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade).

A vacinação do público de 12 a 17 anos teve início, em Manaus, baseada na 10ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que orientava para a vacinação inicial de adolescentes com comorbidades e, “após a vacinação com a primeira dose da população acima de 18 anos”, para os sem comorbidades.

A decisão também levou em conta a Nota Informativa Conjunta nº 55/2021, da FVS-RCP e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que incluiu a população de adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades no Plano Estadual de Operacionalização da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Estado do Amazonas.

Os adolescentes com comorbidades começaram a ser vacinados, em Manaus, em 13 de agosto, e os sem comorbidades, no dia seguinte, 14. Até o momento, a Prefeitura vacinou com a primeira dose, na capital, 170.202 jovens de 12 a 17 anos.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021