fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Manaus terá mutirão de vacinação nesta sexta e sábado em 100 postos

Esta edição do Vacina Amazonas será para aplicar a dose de reforço nos idosos com 70 anos (ou mais) e a 2ª dose em quem precisa completar o esquema vacinal.

15 de setembro de 2021

Compartilhe

Postos terão horário de atendimento estendido (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima anunciou hoje (15) um novo mutirão do Vacina Amazonas em Manaus, que será realizado na sexta-feira (17) e sábado (18). Dessa vez, será para intensificar a aplicação da dose de reforço e segunda dose de vacina contra Covid-19. Em parceria com a Prefeitura da capital, o Governo do Estado vai atuar em nove pontos estratégicos, onde serão disponibilizados 100 postos para imunização, incluindo escolas estaduais. Quem ainda não se vacinou também poderá receber a primeira dose durante a ação.

Os 100 postos de vacinação estarão distribuídos entre o Centro de Convenções de Manaus – Sambódromo; Policlínica João dos Santos Braga; Parque Municipal do Idoso; e as Escolas Estaduais Senador Evandro Carrera, Zilda Arns Neumann, Aristóteles Comte de Alencar e Waldocke Fricke, além das Escolas Estaduais de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós e Francisca Botinelly Cunha e Silva.

O atendimento nos 100 postos será das 9h às 19h da sexta-feira e das 9h às 18h do sábado. Ao todo, 3 mil servidores estaduais vão atuar no mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) também vai ofertar seis pontos estratégicos e postos de vacinação que incluem 31 unidades básicas de saúde.  

“Nós estamos fazendo esse mutirão para atender segunda e terceira doses, mas quem não tomou a primeira dose também pode procurar esses postos de vacinação para poder se imunizar”, ressaltou o governador Wilson Lima, ao destacar que o avanço da vacinação tem reduzido os indicadores da Covid-19 no estado.

“Nós temos hoje 58 municípios sem nenhuma pessoa internada com a Covid-19 e eu não tenho a menor dúvida que isso é resultado da vacinação, então é importante que as pessoas se imunizem. Nós vamos estar em cinco escolas com servidores do estado e também como toda essa estrutura montada em todas as zonas da cidade para receber as pessoas que estão nesses grupos para que recebam essa imunização, disse Wilson Lima.

O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, também ressaltou a descentralização da vacinação para facilitar ainda mais o acesso da população aos imunizantes. “Vamos possibilitar que todos possam buscar tomar a vacina contra Covid-19 ainda mais perto de casa”, disse.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destacou que o Sambódromo é o ponto estratégico que vai receber, exclusivamente, a modalidade drive-thru. “A estratégia é manter um espaço concentrando o atendimento para quem tiver acesso a veículos. Mas os demais espaços vão atender pedestres normalmente”, disse.

A diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirma que a intensificação da vacinação é uma forma de acelerar o processo de imunização. “Então essa é oportunidade para quem ainda não tomou a segunda dose ou quem vai buscar a dose de reforço da vacina contra contra o novo coronavírus. Sem contar que quem ainda não tomou a primeira dose também poderá se vacinar”, disse.

Quem pode tomar a dose de reforço

A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer.

De acordo com Cristiano Fernandes, o público inicial da dose de reforço está dentro da faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19. “A escolha desse público é orientação nacional do Ministério da Saúde; e considera a ampliação da resposta do sistema imunológico com doses adicionais de vacinas”, explicou.

Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.

Endereço das escolas que terão postos de vacinação no mutirão Vacina Amazonas:

– Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/n, Conjunto Viver Melhor, zona norte

– CETI Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/n, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte

– Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Av. Presidente Medici, 500, Coroado 3, zona leste

– Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, S/N, bairro Tarumã – Parque São Pedro, zona norte

– Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona oeste

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021