fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Curso ‘Novo Ensino Médio’ abre inscrições para profissionais da Educação

O curso busca capacitar os profissionais da rede estadual para o desenvolvimento de práticas que favoreçam as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do currículo.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM)

Professores, pedagogos e gestores das escolas de Ensino Médio de 32 municípios do interior têm até o dia 24 de setembro para se inscreverem no Curso de Formação Continuada de Implementação da Reforma do Currículo e do Ensino Médio no Amazonas, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. As atividades serão realizadas em momentos síncronos e assíncronos, e as inscrições estão abertas por meio do link: http://cepandigital.seduc.am.gov.br/inscricao/.

Os municípios contemplados nesta oferta serão: Envira, Carauari, Eirunepé, Itamarati, Juruá, Boca do Acre, Itacoatiara, Manacapuru, Pauini, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins, Barreirinha, Canutama, Codajás, Guajará, Ipixuna, Tapauá, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Itapiranga, Manaquiri, Silves, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Urucará e Urucurituba.

O curso é uma iniciativa do Comitê de Implementação da Reforma do Ensino Médio e Currículo e do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), e busca capacitar os profissionais da rede estadual para o desenvolvimento de práticas que favoreçam as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do currículo, na etapa do Ensino Médio, com o objetivo de tornar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amazonense realidades no estado.

“A Secretaria de Educação tem buscado dar o suporte para que os nossos educadores, tanto da capital quanto do interior do estado, possam ter acesso a formações sobre o Novo Ensino Médio, que requer uma educação básica de forma integral e que destaque o protagonismo dos nossos estudantes. Nós já promovemos uma série de cursos, todos com o intuito de avançar nesse tema que é de extrema importância para a Educação”, afirmou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

Novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para mil horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021