fbpx

domingo, 28 de novembro de 2021

Consumo de água por pessoa no Amazonas é o quarto mais baixo do Brasil

Segundo IBGE, tratamento e distribuição também estão nos níveis mais baixos do país. Doenças causadas por falta de saneamento provocam grandes deslocamentos.

24 de novembro de 2021

Compartilhe

Medição da qualidade dágua (Foto: Assessoria)

O consumo de 100 litros por pessoa/dia, registrado no Amazonas, de acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, em 2019, é abaixo do recomendado pelas Nações Unidas (ONU).

Este e muitos outros dados constam no Atlas de Saneamento lançado hoje (24) pelo IBGE e dimensionam os impactos de um saneamento ambiental desigual e ainda não universalizado no país.

Enquanto 99,6% dos municípios tinham abastecimento de água por rede geral, apenas 50,0% dos municípios do Amazonas utilizava serviços de esgoto geridos de forma segura, incluindo instalações para lavar as mãos com água e sabão, em 2018.

Com relação à distribuição de água, quase a totalidade dos Municípios com o serviço distribuía água tratada desde 2008 (93,4%). Em 2017, esse percentual foi de 94,9%. O abastecimento de água por rede geral de distribuição ainda se caracteriza por um desequilíbrio regional. Enquanto, em 2017, na Região Norte, apenas 47,6% dos domicílios eram atendidos, na região Sudeste, esse percentual alcançou 97,0%.

Consumo de água por pessoa

O valor de consumo de água recomendado pelas Nações Unidas (ONU) é de 110 l/hab/dia, quantidade considerada adequada para atender às necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. Abaixo desse valor de referência estavam as médias de consumo de sete estados do Nordeste (Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, e Bahia) e um do Norte, o Amazonas.

O Amazonas, com consumo de cerca de 100 l/hab/dia, era o quarto estado do ranking nacional com consumo mais baixo de água por habitante.

Tratamento

Entre as Unidades da Federação, 11 ficaram abaixo da média nacional (oito delas no Nordeste), com destaque negativo novamente para o Amazonas, com 43,3%, único Estado com menos da metade dos Municípios com estruturas para o tratamento de água.

Fluxos para serviços de saúde pública

As doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado (DRSAI) é outro tema sensível abordado pelo Atlas de Saneamento. Em muitos casos, elas geram demanda por serviços de saúde que podem exigir um intenso e longo deslocamento. E é aqui, no Estado do Amazonas que acontecem os deslocamentos mais distantes no país (em média, 418 km) em direção à capital, Manaus.

Com informações do IBGE Amazonas

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021