fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Falta de água potável prejudica pessoas de baixa renda na lavagem das mãos

O cenário se mostra preocupante em tempos de pandemia, quando a higienização, principalmente das mãos, é fundamental para prevenir a contaminação por Covid-19.

15 de outubro de 2021

Compartilhe

(Foto: Freepik)

A água potável é um dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988. Apesar do documento, quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço, segundo o Instituto Trata Brasil.  O cenário se mostra preocupante em tempos de pandemia, quando a higienização, principalmente das mãos, é fundamental para prevenir a contaminação por Covid-19, além de outras doenças infecciosas.

Em Manaus, de acordo com o Ranking de Saneamento de 2021 do Trata Brasil, 2,5% da população não tem água tratada. No relatório de 2020, esse percentual era de 8,1%.

No planeta, quase metade da população (3 bilhões de pessoas) não tem acesso a um lavatório com água e sabão em casa. A maior parte destes indivíduos está em países mais pobres ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“A lavagem das mãos é fundamental para a saúde, pois remove parte das bactérias e vírus com os quais temos contato ao longo do dia. Esses patógenos vêm das superfícies que você toca e, ao lavar as mãos, há grandes chances de irem ‘embora’ com a água”, explica o infectologista Marcelo Cordeiro, consultor médico do Sabin Medicina Diagnóstica.

O ato é tão importante que ganhou uma data especial: 15 de outubro, Dia Mundial de Lavar as Mãos. A campanha visa conscientizar a população do planeta sobre a importância da limpeza constante dessa parte do corpo.

Cenário local

Em se tratando do panorama local, a falta de acesso à água potável ainda afeta mais de 54,4 mil pessoas em Manaus. O estudante Wesley Serrão, 20 anos, é um desses manauaras prejudicados. Ele mora no conjunto João Paulo II, bairro Nova Cidade, na zona norte da capital. Por lá, o serviço de água está instável há cerca de dois anos, precisando, muitas vezes, da ajuda de carros-pipas para abastecer a comunidade. “Quando falta água, altera completamente a nossa rotina. Prejudica não só a higienização das mãos, mas também atividades básicas, como tomar banho e escovar os dentes”, relata Serrão.

O cenário descrito pelo jovem se repete em muitas casas ao redor do mundo. A dificuldade para conseguir água potável pode prejudicar a higienização das mãos, comprometendo a saúde do indivíduo como um todo.

Água limpa

O consultor médico do Sabin ressalta que é preciso ter atenção à qualidade da água utilizada para a higienização das mãos. É fundamental usar água potável. Caso contrário, o próprio mineral poderá trazer para as pessoas microrganismos indesejados. “Para lavar bem as mãos, é necessário água potável e sabão ou detergente. Se você não tiver acesso a esses elementos no momento, pode buscar alternativas. A mais conhecida é o álcool gel 70%”, explica o infectologista.

Confira o passo a passo para a limpeza correta das mãos:

1.   Passar sabonete/sabão e água limpa nas mãos;

2.   Esfregar as palmas;

3.   Esfregar a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4.   Esfregar os dedos de uma mão contra os de outra;

5.   Esfregar os polegares individualmente;

6.   Lavar o dorso das mãos;

7.   Lavar os punhos;

8.   Secar com toalha limpa.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022

Obras de construção do Anel Viário Sul estão 75% concluídas

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, o trabalho de drenagem, que está em fase de execução, é fundamental para que a obra tenha uma vida útil longa. 

8 de agosto de 2022

Manaus terá 88 pontos de vacinação contra a Covid-19 esta semana

A vacinação tem início às 8h nas unidades de saúde e às 9h nos pontos estratégicos do Studio 5 e shopping Phelippe Daou. O horário de encerramento varia.

8 de agosto de 2022

Livro lançado pela Prefeitura é destaque em Festival de Quadrinhos em BH

Livro sobre o chargista Miranda lançado pela Prefeitura de Manaus acompanha obras da Região Norte no FIQ 2022, em Belo Horizonte.

7 de agosto de 2022