fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Precariedade de serviços de água e luz coloca em xeque Aleam e CMM

Parlamentares das duas Casa protocolam CPIs para investigar a falta de qualidade desses serviços; CMM já barrou CPI da Amazonas Energia e segura CPI da Águas de Manaus.

22 de setembro de 2021

Compartilhe

O requerimento foi provocado por um movimento da concessionária Águas de Manaus que queria um reajuste da tarifa de 24,52%. Foto: Divulgação.

A crescente falta de qualidade dos serviços de energia elétrica e de água e esgoto tem mobilizado parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Câmara Municipal de Manaus (CMM) para costurar apoio para instalação de Comissões Parlamentares Inquérito (CPIs).

No entanto, a maioria das iniciativas são seguradas pelos presidentes das Casas. O caso mais recente é do requerimento dos vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Sassá da Construção Civil (PT), que pretende criar a CPI da Águas de Manaus na CMM.

Outro requerimento de Guedes que propunha a criação da CPI da Amazonas Energia, depois de meses sem uma posição oficial da Mesa Diretora, foi arquivado pelo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante) sob o argumento de que a CMM não tem atribuição para investigar a empresa por se tratar de assunto da esfera federal.

Entretanto, no caso da CPI das Águas de Manaus, cujo serviço é prestado por uma concessionária fiscalizada por um agência municipal, a instalação pode ocorrer, a não ser que David Reis freie a iniciativa na CMM.

Segundo a assessoria de Rodrigo Guedes, o requerimento tem assinaturas de 12 vereadores. Para ser instalada na CMM, a CPI necessita de 14 assinaturas. Os vereadores proponentes querem investigar a cobrança indevida de taxa de esgoto, interrupções abruptas no abastecimento e outros cinco pontos.

O requerimento foi provocado por um movimento da concessionária Águas de Manaus que queria um reajuste da tarifa de 24,52%. O prefeito David Almeida (Avante) discordou do aumento e judicializou a questão. No início deste mês, a Justiça derrubou o reajuste. Águas de Manaus recorreu da decisão.

No caso da Aleam, a CPI ainda não foi instalada por conta de uma decisão de primeiro grau em favor da empresa Amazonas Energia, expedida durante plantão judicial. Ao contrário do que acontece na CMM, a CPI já havia sido instalada na Casa.

O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) chegou a defender nesta quarta-feira (22) a instalação de uma outra versão da CPI, sanando os vícios apontados pela Justiça.

O presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT) defendeu o fato gerador que provocou a instalação da CPI. “Não teria porque postergar e buscar a instalação ainda de uma nova CPI. As arguições estão feitas (…) Agora se for o caso, sou capaz de abrir 15 CPIs, são várias, porque são diversos problemas que essa empresa vem apresentando”, afirmou.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022