quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

'Clima agradável': friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.
COMPARTILHE
friagem

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indica que o fenômeno conhecido popularmente como friagem, que atinge vários municípios do Amazonas, deve seguir até o final desta semana devido ao avanço de uma massa de ar frio que terá como consequência final a queda na temperatura.

Com dias de céu nublado em grande parte do período, o Estado terá ocorrência de chuvas e
tendência de ventos fracos a moderados e temperaturas máximas também ficarão
amenas em grande parte da região, não superior a 29°C e 30°C. Até este domingo (22), os amazonenses terão dias com sensação térmica agradável.

O município com previsão de menor temperatura para este fim de semana é Apuí com 18°C no sábado e 20°C no domingo (22). A máxima não passa dos 30°C no sábado e sobe para 32°C no domingo. A previsão é de céu claro com poucas nuvens e ventos entre fracos e moderados.

Nos demais municípios, a previsão é que a temperatura mínima fique entre 20°C podendo chegar a 24°C. Já as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 32°C, conforme previsão do tempo divulgada pelo Censipam.

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, com terá temperatura variando entre 23°C de mínima e 30°C na máxima, no sábado. No domingo, a capital amazonense estará parcialmente nublada com chuvas em áreas isoladas. A temperatura deve ficar entre 24°C na mínima e 30°C de máxima.

Confira AQUI a previsão do tempo do seu município para este fim de semana.

Entenda o fenômeno da friagem

Conhecido como ‘friagem’, o fenômeno que baixa as temperaturas na maior parte do Amazonas e outros estados da Região Norte do Brasil ocorre devido ao deslocamento de uma massa de ar fria para latitudes baixas e ocorrem, geralmente, durante o inverno do Hemisfério Sul, período em que os amazonenses sentem grande alívio já que a região é reconhecida como uma das mais quentes do país devido ao alto nível de umidade, da baixa latitude e alta incidência de radiação solar.

friagem

Outro fenômeno que ajudou a baixar as temperaturas no Estado foi a atuação do ciclone Yakecan, que atingiu a costa do Rio Grande do Sul, auxiliando o transporte do ar frio para a região Norte. Ao atingir o estado gaúcho, o ciclone subtropical foi rebaixado para tempestade tropical, informou o Censipam.

Texto: Aldizângela Brito

Leia Mais:

COMPARTILHE
Redistribuição