fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

‘Clima agradável’: friagem no Amazonas ganha força neste final de semana

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, que terá temperatura variando entre 23° de mínima e 30° na máxima.

20 de maio de 2022

Compartilhe

Cidades do AM amanhecem nubladas, mas sensação é de calor (Foto: Arquivo Pessoal)

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indica que o fenômeno conhecido popularmente como friagem, que atinge vários municípios do Amazonas, deve seguir até o final desta semana devido ao avanço de uma massa de ar frio que terá como consequência final a queda na temperatura.

Com dias de céu nublado em grande parte do período, o Estado terá ocorrência de chuvas e
tendência de ventos fracos a moderados e temperaturas máximas também ficarão
amenas em grande parte da região, não superior a 29°C e 30°C. Até este domingo (22), os amazonenses terão dias com sensação térmica agradável.

O município com previsão de menor temperatura para este fim de semana é Apuí com 18°C no sábado e 20°C no domingo (22). A máxima não passa dos 30°C no sábado e sobe para 32°C no domingo. A previsão é de céu claro com poucas nuvens e ventos entre fracos e moderados.

Nos demais municípios, a previsão é que a temperatura mínima fique entre 20°C podendo chegar a 24°C. Já as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 32°C, conforme previsão do tempo divulgada pelo Censipam.

Em Manaus, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva durante o sábado, com terá temperatura variando entre 23°C de mínima e 30°C na máxima, no sábado. No domingo, a capital amazonense estará parcialmente nublada com chuvas em áreas isoladas. A temperatura deve ficar entre 24°C na mínima e 30°C de máxima.

Confira AQUI a previsão do tempo do seu município para este fim de semana.

Entenda o fenômeno da friagem

Conhecido como ‘friagem’, o fenômeno que baixa as temperaturas na maior parte do Amazonas e outros estados da Região Norte do Brasil ocorre devido ao deslocamento de uma massa de ar fria para latitudes baixas e ocorrem, geralmente, durante o inverno do Hemisfério Sul, período em que os amazonenses sentem grande alívio já que a região é reconhecida como uma das mais quentes do país devido ao alto nível de umidade, da baixa latitude e alta incidência de radiação solar.

Outro fenômeno que ajudou a baixar as temperaturas no Estado foi a atuação do ciclone Yakecan, que atingiu a costa do Rio Grande do Sul, auxiliando o transporte do ar frio para a região Norte. Ao atingir o estado gaúcho, o ciclone subtropical foi rebaixado para tempestade tropical, informou o Censipam.

Texto: Aldizângela Brito

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

4ª dose da vacina contra Covid é liberada para público a partir dos 18 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganha o reforço de mais 28 pontos e agora totaliza 81 locais para atender o público infantil e adulto.

30 de junho de 2022

Proibição de demarcação de terras agrava insegurança de indígenas

Casos de violência contra indígenas e ativistas, com relatos de assassinatos na Amazônia, foram relatados pelo CIMI em evento do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

30 de junho de 2022

Amazonas alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Amazonas

Em Manaus, o número de casos passou de 18 para 103 casos novos por dia. No interior, o aumento na média diária foi de 8 para 20 casos diários.

30 de junho de 2022

MP reúne com Sinetram e cobra solução para problemas da bilhetagem

Além do Sinetram e da Decon, foram ouvidos representantes do IMMU e da empresa Meson Amazônia, responsável pelo gerenciamento do software do sistema de bilhetagem eletrônica.

29 de junho de 2022

Defensoria lança cartilha contra violência LGBTIfóbica, neste sábado

Com a cartilha será possível aprender a diferenciar as mais variadas formas de violência a que o público é submetido diariamente, bem como aprender sobre onde buscar ajuda.

28 de junho de 2022

Governo inaugura maior PAC de Manaus para 7 mil atendimentos por Mês

Nova Unidade inaugurada por Wilson Lima no Studio 5 tem capacidade para atender mais de 7 mil pessoas por mês com serviços diversos do Estado, Prefeitura e outros órgãos.

28 de junho de 2022

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

A ausência de dados também afeta a qualidade das informações na forma de distorções percentuais, pois muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente.

28 de junho de 2022

Diogo Nogueira faz, em julho, show ‘Samba de Verão’ em Manaus

O show traz um repertório com músicas inéditas como “Bota Pra Tocar Tim Maia”, “Ouro da Mina”, “Cadê?'' e sucessos como “Pé na Areia”, “Clareou” e “Sou Eu”.

28 de junho de 2022