fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

Circulação de carretas em Manaus deve ser discutida em fórum no fim de outubro

Segundo o Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos, há, em média, 800 empresas transportadoras na capital, e 6 mil autônomos que circulam com caminhões e carretas.

7 de outubro de 2021

Compartilhe

Em novembro, um novo planejamento vai apresentar horários e vias liberadas para o tráfego de carretas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma reunião na sede do órgão, na Cachoeirinha, zona Sul, para discutir medidas de segurança preventivas e restrição de veículos pesados, como caminhões e carretas, nas vias da cidade.

O encontro aconteceu ontem (6), e contou com a presença do diretor-presidente do instituto, Paulo Henrique Martins, e do presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos, Sérgio Alexandre. Lá, ficou definido que até o final deste mês será realizado um fórum para discutir o assunto.

Na reunião, foram discutidas medidas para evitar que veículos pesados circulem em horários de grande fluxo, com rotas alternativas e com a finalidade de evitar acidentes e garantir que o trânsito tenha melhor fluidez, porém, sem prejudicar o abastecimento do Distrito Industrial e do comércio local, atividade essa que é realizada em grande maioria por condutores de veículos de grande porte.

“Queremos nos reunir nos próximos dias com os segmentos dos portos, com as transportadoras de cargas para realizarmos um fórum para debater quais são as medidas preventivas, mas que sejam seguras e eficientes, para que a gente possa resolver definitivamente o problema da circulação do transporte de cargas na cidade de Manaus”, salientou Paulo Henrique.

Sobre as medidas preventivas de horários de circulação das carretas na cidade, Paulo Henrique, informou que o prefeito David Almeida já orientou sobre as restrições a serem implantadas.

“A partir do início do mês de novembro, nós vamos restringir a circulação de reboque e semirreboque, que são as carretas, em determinadas vias e horários. Já estamos na fase final de elaboração desse planejamento. Após isso, vamos orientar as empresas para se organizarem e prepararem suas logísticas para atender o comércio da cidade”, disse.

Ainda segundo Martins, o fórum deve acontecer até o fim deste mês e todos os interessados no tema serão informados nas redes sociais do IMMU.

Para o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos, Sérgio Alexandre, a reunião com a Prefeitura de Manaus, foi positiva, porque as medidas a serem implantadas serão discutidas por meio do diálogo e não impostas de maneira a não prejudicar os trabalhadores, as empresas e consequentemente toda a cidade.

“A prefeitura está abrindo as portas para nós termos esse diálogo, precisamos discutir a questão da segurança viária. Manaus precisa ter um plano de logística, diariamente a cidade recebe todo tipo de carga, desde produtos perigosos, estamos na época da colheita da soja que aumenta a circulação de carretas vindas de Boa Vista para Manaus e outras cargas que precisam ser transportadas nas vias locais”, observou.

Ainda de acordo com Sérgio, Manaus tem uma movimentação de cargas intensa, oriundas de Boa Vista (RR) e da Venezuela e esse trânsito de carretas precisa ser avaliado.

“Temos em média de quase 800 empresas transportadoras na capital, e 6 mil autônomos que circulam com caminhões e carretas diariamente na cidade. É uma movimentação muito grande”, frisou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021