fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Mortes no trânsito em Manaus já ultrapassam última maior marca

Órgãos de trânsito - municipal e estadual - irão trabalhar integradamente nas fiscalizações. Vias de grande fluxo, como Coronel Teixeira e Tefé terão trabalho intensificado.

31 de agosto de 2021

Compartilhe

Nos últimos dias, pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito (Foto: Reprodução)

Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 162 pessoas perderam a vida no trânsito de Manaus. O número já ultrapassa os registros dos três últimos anos anteriores, inclusive o de 2018, que detinha a maior marca até então, de 160 mortes. Os dados foram repassados na coletiva do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) que, hoje (31), anunciou medidas para que os acidentes automobilísticos na cidade sejam reduzidos.

Dados são do Detran-AM e foram apresentados à imprensa hoje (Foto: Reprodução)

Para o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, no entanto, há chances de que o número seja fechado em nível de estabilidade se comparado aos últimos três anos caso haja a soma do trabalho dos órgãos de trânsito com a conscientização das população em geral.

“Se a gente intensificar o trabalho e a população se conscientizxar da sua responsabilidade por um trânsito mais seguro, conseguiremos fechar o ano com números na média dos últimos três anos”, garantiu Rodrigo, anunciando que dentre as medidas está a intensificação das fiscalizações em vias de grande fluxo como as avenidas Cosme Ferreira, Autaz Mirim, Itaúba, Tefé, Rodrigo Otávio, Coronel Teixeira, rodovia AM-010, entre outras.

Rodrigo de Sá pontuou que, mesmo diante do cenário negativo, é preciso “dar a cara a tapa” e mostrar que há integração entre os órgãos. Ele pediu, além do apoio da população, que Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) mostrem protagonismo neste momento mesmo diante das dificuldades em relação ao recurso humano que enfrentam.

“Sofremos com a falta de pessoal. É uma demanda histórica que tanto o governador quanto o prefeito estão tentando suprir, mas isso não se faz da noite pro dia. Mesmo assim estamos nos empenhando de acordo com a nossa capacidade porque é humanamente impossível estarmos em todos os pontos da cidade, não temos capilaridade para isso, para estarmos nas ruas combatendo alcoolemia, excesso de velocidade e infrações que levem as pessoas a óbitos”, disse o diretor-presidente do Detran-AM.

‘Fenômeno pós-pandemia’

Rodrigo de Sá relacionou o aumento no número de acidentes de trânsito no último mês com o que ele caracterizou como “fenômeno pós-pandemia”. Para ele, a euforia da população tem ceifado vidas.

“É um fenômeno que estamos vivendo e é preocupante. São pessoas açodadas, apressadas, psicologicamente abaladas com alguma coisa (…) E temos visto isso na condução dos veículos automotores e achamos que isso tem a ver com a afã de voltar a vida ao normal”, comentou de Sá, destacando ainda que 90% dos acidentes de trânsito são causadas por ação ou omissão humana.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021