fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Cadê a água? Prefeitura cobra Águas de Manaus por falta de abastecimento

Conforme o relato de moradores da comunidade Santa Bárbara, no Jorge Teixeira, a água só começa a sair da torneira no final do dia.

12 de julho de 2021

Compartilhe

O problema foi registrado na rua Paricarana (Foto: Divulgação / Ageman)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), deu um prazo de dez dias para que a concessionária Águas de Manaus apresente um plano de trabalho, a fim de regularizar o fornecimento de água na comunidade Santa Bárbara, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade. A medida atende a uma determinação do prefeito David Almeida de garantir a eficiência dos serviços públicos essenciais.

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, informou que a empresa foi notificada a encontrar uma solução para o desabastecimento, depois que uma equipe da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência esteve na localidade e confirmou a denúncia feita pelos moradores junto à imprensa. O problema foi registrado na rua Paricarana (antiga rua São Jerônimo), onde os usuários estão há pelo menos três meses enfrentando problemas com a falta d´água.

“Conforme informações da nossa engenharia, a comunidade Santa Bárbara é abastecida pela Estação de Tratamento de Água do Proama, no entanto, precisamos saber o que está acontecendo, e a empresa deverá nos apresentar esse plano de ação, porque, caso contrário, iremos aplicar uma penalidade, conforme prevê o contrato de concessão”, afirmou Fábio Alho.

Segundo a dona de casa Rita de Cássia Farias, que mora há cinco anos na comunidade, a água só começa a sair da torneira no final do dia e às vezes ela precisa contar com a colaboração dos vizinhos que têm poço. “Essa água é tudo para nós aqui. Com ela precisamos tomar banho, lavar a louça, limpar a casa, fazer comida e até beber, mas com essa situação, está ficando bem complicado. Até a reforma atrasou por causa desse desabastecimento”, afirmou a doméstica.

Além de contar com a rede da concessionária, alguns moradores também utilizavam um poço comunitário, e, como a bomba do poço queimou, os usuários passaram a depender somente do abastecimento da concessionária que tem apresentado falhas diariamente.

Na notificação encaminhada à empresa Águas de Manaus, a concessionária deverá informar as ações a serem implementadas para regularizar o abastecimento, bem como os respectivos prazos, além de fazer um monitoramento diário da rua Paricarana.

Águas de Manaus

A Águas de Manaus informou, por meio de nota enviada ao RealTime1, que vai responder a notificação da Agência Reguladora Municipal dentro do prazo estipulado.

Ainda conforme a nota, desde a semana passada, a empresa trabalha na rua Paricarana, na comunidade Santa Bárbara. A concessionária normalizou a situação de residências que estavam com o abastecimento impactado por conta de uma obstrução.

Na comunidade, a empresa diz que também identificou que algumas casas utilizavam ligações oriundas de um poço artesiano comunitário. “Por ter essa fonte alternativa de água, os moradores estavam com a ligação regular da concessionária cortada há anos e ficaram sem abastecimento quando o poço apresentou problemas recentemente. Estes moradores também tiveram a situação regularizada pela empresa nesta segunda-feira (12). A concessionária seguirá com equipes na região nos próximos dias, para monitorar o abastecimento”, diz o comunicado da empresa.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021