fbpx

domingo, 26 de setembro de 2021

Anticorpos são detectáveis em 99,8% dos vacinados com CoronaVac

Índice é apontado pela pesquisa CovacManaus que, durante a etapa de 6 meses de acompanhamento dos participantes, também registrou que apenas 2,6% tiveram infecções por Covid.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

O estudo, que iniciou em março de 2021, aplicou 10.158 doses da vacina CoronaVac, doadas pelo Instituto Butantan (Foto: Divulgação)

Dados preliminares dos seis meses da pesquisa CovacManaus, realizada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apontam que, entre os vacinados, 91% apresentaram anticorpos detectáveis após a 1ª dose e 99,8% após a 2ª dose. 

A pesquisa também revela que somente 2,6% tiveram infecções confirmadas por Covid-19 e um óbito foi registrado. Entre as principais comorbidades estão a obesidade (72%) e a diabetes (54%). 

Para a equipe de pesquisadores, os dados avaliados são positivos e reforçam a importância de a população continuar se vacinando. Durante a pesquisa foram vacinadas 5.087 pessoas com a primeira dose e 5.071 com a segunda dose.

“Mesmo com uma queda na transmissão da Covid-19 em Manaus, é importante lembrar que a população vacinada no estudo é de pessoas que apresentam comorbidades, portanto esperávamos uma quantidade maior de infectados, hospitalizados e óbitos, entre esses mais de 5 mil participantes”, destacou o coordenador do estudo, Marcus Lacerda. 

Após os seis primeiros meses de acompanhamento, o estudo entra na fase de monitoramento. “É de extrema importância que cada participante compareça para fazer a coleta de exames, conforme agendamento realizado pelo nosso call center, para que possamos ter o entendimento da necessidade, por exemplo, de um reforço dessa vacina”, disse o coordenador. 

De acordo com a nota técnica 27/2021, do Ministério da Saúde, idosos e imunossuprimidos demonstram maior vulnerabilidade à Covid-19, mesmo após a vacinação completa. A CovacManaus está desenvolvendo parcerias para promover o reforço vacinal dos participantes e seguir com o acompanhamento.

Os dados apresentados serão submetidos à publicação científica. As etapas de recrutamento e vacinação estão encerradas. O estudo está em fase de acompanhamento.

CovacManaus

O objetivo principal do estudo é identificar se a aplicação da vacina em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção das formas graves da Covid-19, em Manaus. A pesquisa é coordenada pela médica infectologista da FMT-HVD e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Maria Paula Mourão e pelo médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde pública da Fiocruz-Amazônia, Marcus Lacerda. 

O estudo, que iniciou em março de 2021, aplicou 10.158 doses da vacina CoronaVac, doadas pelo Instituto Butantan. Participam do estudo trabalhadores da educação da rede pública e privada, da Secretaria de Segurança Pública (Polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros), e trabalhadores terceirizados da UEA, Seduc e Semed, com idades entre 18 e 49 anos, que atuam em Manaus.

O estudo conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); doação das vacinas pelo Instituto Butantan; e parceria da UEA, das secretarias estaduais de Saúde (SES-AM), de Educação e Desporto (Seduc) e de Segurança Pública (SSP-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e da Prefeitura de Manaus. 

Números

As principais comorbidades entre os vacinados, em que uma pessoa pode apresentar uma ou mais comorbidades, estão obesidade (72%), diabetes (54%), Hipertensão Arterial (HAS) (36%) e imunossuprimidos (27%).

Em relação aos casos de Covid-19 entre os vacinados, 2,6% apresentaram infecções confirmadas, 0,1% hospitalizações, 0,04% admissões em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 0,02% óbito por Covid-19.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Processo seletivo ofertará vagas para o setor artístico do estado

Vagas serão para os Corpos Artísticos e para o Liceu de Artes Claudio Santoro. As inscrições serão gratuitas e acontecerão no período de 29 de setembro a 7 de outubro.

25 de setembro de 2021

Prefeitura vai aceitar pagamento de taxas do Implurb por PIX

Prefeitura de Manaus decidiu aceitar a nova forma de pagamento eletrônico para taxas e impostos devidos ao Implurb.

25 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem programação especial neste fim de semana

O parque municipal do Mindu, localizado no Parque 10, terá atividades variadas para receber o público neste fim de semana.

25 de setembro de 2021

DNIT pretende concluir reparo no KM 118 da BR-319 neste sábado

Segundo o órgão, são realizados trabalhos de reforço do corpo de aterro com pedra rachão e fortalecimento da camada de sub-base.

25 de setembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 em Manaus será em 14 pontos, neste sábado

Para receber a primeira dose, no caso dos adolescentes de 12 a 17 anos, é necessário estar acompanhado do responsável, que precisará assinar uma declaração.

25 de setembro de 2021

AM busca apoio federal e das Forças Armadas em jogo na Arena da Amazônia

Brasil e Uruguai se enfrentam na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

24 de setembro de 2021

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021