fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Amazonastur solicita relatório sobre áreas de risco de desastres naturais

Pedido da Amazonastur segue orientação do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), ontem (10), em razão do episódio em Capitólio, MG.

11 de janeiro de 2022

Compartilhe

Pedido foi emitido para os 24 municípios do Amazonas que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro (Foto: Clóvis Miranda/Amazonastur)

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) encaminhou, nesta terça-feira (11), ofício para os 24 municípios do Amazonas que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, solicitando relatórios sobre áreas de risco de desastres naturais em atrativos turísticos como cavernas, cachoeiras e cânions no Estado. A solicitação é um desdobramento da reunião promovida pelo Ministério do Turismo, via videoconferência, com os representantes do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), ontem (10), em razão do episódio que ocorreu em Capitólio, Minas Gerais, no sábado (08).

Segundo o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, a ação é fundamental para garantir o desenvolvimento do turismo seguro no Amazonas. “Nós, secretários e secretárias de turismo, membros do Fornatur, estamos extremamente consternados com a situação ocorrida em Capitólio. A partir dessa reunião com o ministro Gilson Machado Neto, vamos reforçar essa análise, nos respectivos estados, para que o Ministério do Turismo avalie a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento seguro do turismo em cada localidade”, explicou.

Litaiff destaca que a Amazonastur já produz relatórios sobre atrativos turísticos dos 24 municípios que fazem parte do Mapa no Amazonas: Barcelos; Santa Izabel do Rio Negro; Benjamin Constant; Tabatinga; Manaus; Careiro; Iranduba; Manacapuru; Manaquiri; Novo Airão; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Borba; Humaitá; Novo Aripuanã; Anamã; Anori; Tefé; Uarini; Boa Vista do Ramos; Maués; Parintins; Itacoatiara e São Sebastião do Uatumã.

E reforça que, apesar de o monitoramento desses locais ser de responsabilidade das prefeituras, a Amazonastur está a postos para dar o suporte necessário para que o levantamento ocorra da forma mais abrangente possível.

“Vamos entrar em contato também com as universidades Estadual e Federal com a possibilidade de estudos geológicos acerca destes atrativos turísticos, que serão indicados pelos municípios, e isso será encaminhado para o Ministério do Turismo, a fim de que fatalidades como essa não venham a acontecer em nosso estado”, disse Litaiff.

Com informações da Assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Daniel Meirelles Pereira toma posse como novo diretor da Anvisa

Até a última quinta-feira (11), Fernandes Pereira ocupava o cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde. Por lei, os mandatos na Anvisa têm duração de cinco anos.

12 de agosto de 2022

Pavimentação da BR-319 tem risco de mais grilagem, apontam documentos

É grande o risco da pavimentação da BR-319 atrair mais grileiros para a região, segundo documentos do Ibama e do material para relatório do EIA/Rima.

11 de agosto de 2022

WhatsApp passa a permitir apagar mensagens após dois dias

A mudança antecipou um pacote de novidades divulgado nesta terça-feira (9) na rede social. Ainda este mês será possível esconder o status online.

10 de agosto de 2022

Obras do Complexo Viário dos anéis Sul e Leste seguem em ritmo acelerado

Para quem mora no entorno das obras dos Aneis Viários Sul e Leste, o projeto representa mais dignidade e progresso para a população e para a cidade de Manaus.

9 de agosto de 2022

Pacote de obras na área da segurança pública no AM chega a R$ 150 milhões

De 2019 a 2022, os recursos para reformas e reparos nas unidades policiais somam cerca de R$ 10 milhões. As obras incluem pintura, troca de fechaduras, parte elétrica, etc.

9 de agosto de 2022

Lei estadual garante visita gratuita a museus e prédios históricos do AM

A gratuidade, segundo a lei, não precisará ser concedida em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais ou municipais, ou ainda em ponto facultativo.

9 de agosto de 2022

Festejo de Santo Antônio de Borba agora é Patrimônio Cultural do AM

Festejo de Borba, realizado em junho, movimenta a economia da cidade e teve início em 1756 com eventos organizados por padres jesuítas no interior do Amazonas.

9 de agosto de 2022

Lei Aldir Blanc pode salvar Cultura com a Rouanet desmontada

Lei Aldir Blanc 2 pode recuperar vácuo da Lei Rouanet que foi paralisada no Governo Bolsonaro e democratizar mais o acesso aos recursos pelos trabalhadores da Cultura.

8 de agosto de 2022