fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Amazonas terá mutirão de cirurgias de fissura labiopalatal e pediátricas

A previsão é que cem cirurgias sejam realizadas de 18 a 22 de outubro. As consultas de triagem para atender 125 pacientes serão realizadas entre os dias 13 a 15 de outubro.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto Arquivo SES-AM)

O Governo do Amazonas realiza, em outubro, dois mutirões de cirurgias para o público infanto-juvenil, de 0 a 17 anos. Os procedimentos para correção de fissura labiopalatal e cirurgias pediátricas serão realizados no Hospital Infantil Dr. Fajardo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A expectativa é de que até 140 cirurgias sejam realizadas.

Pela quarta vez consecutiva, a unidade vai realizar a campanha de realização de cirurgias de lábios leporinos e fissura palatal, na Semana Nacional de Fissura Labiopalatal, que tem o tema Todos os Sorrisos são Lindos, de 4 a 8 de outubro. O objetivo é reduzir a fila de espera por esse procedimento na rede de saúde. O Hospital Infantil Dr. Fajardo é referência na realização desta cirurgia.

A triagem será realizada nos dias 28 e 30 de setembro, no horário da manhã e tarde. Serão atendidos cem pacientes, sendo que 45 devem ser encaminhados para realização de cirurgia durante a campanha e os demais entrarão na agenda de rotina da unidade. A campanha, além de suporte do Governo do Estado, é realizada em parceria com o Instituto Yaçuri da Amazônia. 

O diretor do hospital, Aly Nasser Ballut, disse que a meta de cirurgias deve atender crianças da capital, interior e até de outros estados. “Essa meta é para alcançar 45 crianças em uma semana de cirurgias. As crianças normalmente vêm do interior do estado, da capital, de outros estados como Roraima, Rondônia, além de comunidade indígena. As que excederem esse número vão ficar encaixadas para rotina que é feita no hospital. Toda semana é feito uma rotina de cirurgia”, explicou. 

Inédito

A unidade ainda vai realizar, pela primeira vez, mutirão de cirurgia pediátrica, atendendo pacientes com idade de 30 dias a 14 anos, 11 meses e 29 dias, para os procedimentos de herniorrafias inguinais e umbilicais; fimoses e lises de aderência prepucial; hidrocelectomias; varicocelectomias; frenotomias línguais; lise de sinéquia vulvar; e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados, etc).  

A previsão é que cem cirurgias sejam realizadas entre os dias 18 a 22 de outubro. As consultas de triagem, com meta de atender 125 pacientes, serão realizadas entre os dias 13 a 15 de outubro. Essa campanha de cirurgias é realizada em parceria com a Sociedade Amazonense de Patologia Pediátrica (SAPP). 

No dia de abertura da triagem para este mutirão também será comemorado o Dia das Crianças na unidade. “No dia 13, no primeiro dia da triagem, será comemorado também o Dia da Criança aqui no Hospital Fajardo. A nossa meta nesse segundo plano das cirurgias pediátricas é alcançar cem crianças operadas em uma semana, de 80 a 100. A gente espera que seja cem, se Deus quiser”, informou o diretor.

Agendamento

Para os dois mutirões de cirurgias, as consultas devem ser agendadas com antecedência por meio dos contatos: (92) 3131-3606, 3131-3639, 3131-3623 e 98413-0887.

Para os pacientes oriundos do interior, o agendamento pode ser realizado pelo Serviço Social ou Casa de Apoio do município de origem. Os agendamentos também podem ser realizados na recepção do ambulatório do hospital, no horário de 9h às 15h.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021

Atletas do interior do estado fazem tour pela Arena da Amazônia

Na Arena, os jovens lutadores conheceram a arquibancada, o podium, corredores internos, zona mista, bancos de reservas, além do gramado do estádio.

21 de setembro de 2021

Obras do Governo em ramais levam resultados positivos para moradores

Ao todo, os dois municípios receberam investimentos na ordem de R$ 109,2 milhões para obras em quatro ramais: São Félix, Marechal Rondon, ramal do 11 e Cabeceira do Purupuru.

20 de setembro de 2021

Manaus segue com 39 pontos para a vacinação contra a Covid-19 nesta terça

Em todos os locais serão oferecidas a 1ª e a 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da dose de reforço, para as de 70 anos ou mais.

20 de setembro de 2021