fbpx

segunda, 23 de maio de 2022

Amazonas inclui Coronavac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

A Coronavac, para crianças e adolescentes, deve ser realizada após intervalo de 15 dias após a aplicação de outras doses de vacinas do calendário infantil.

25 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Roberto Carlos/Secom e Bruno Zanardo/Secom)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), incluiu o uso de vacina Coronavac para imunização de crianças com idade de 6 a 17 anos. A orientação atende recomendação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS) e está oficializada na Nota Informativa nº 06/2022, disponível em: https://bit.ly/3Iz9Oup.

Por meio da nota informativa, a FVS-RCP orienta os gestores municipais de saúde, com base nas orientações do MS, que a vacinação com Coronavac contra Covid-19, para crianças a partir dos 6 anos e adolescentes até 17 anos, deve ser realizada após intervalo de 15 dias após a aplicação de outras doses de vacinas do calendário infantil de rotina.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, adverte que a exceção da vacinação contra Covid-19 com Coronavac são crianças com 5 anos de idade e as crianças imunossuprimidas de qualquer idade. “Essas crianças devem ser vacinadas apenas com a vacina pediátrica da Pfizer. As demais crianças podem ser vacinadas com Coronavac atendendo recomendação do Ministério da Saúde”, afirma.

A nota informativa destaca que a vacinação é de início imediato a partir do estoque de doses já disponíveis nos municípios. “Os municípios dispõem de doses da Coronavac nos estoques. Pais e responsáveis de crianças de 6 a 17 anos têm o direito de buscar a aplicação dessas doses nos postos de vacinação para quem tem entre 6 e 17 anos”, acrescenta Tatyana.

A nota informativa também alerta que as equipes de saúde dos postos de saúde e hospitais infantis estejam atentas para atender e captar eventuais eventos adversos pós-vacinais. Quaisquer ocorrências médicas indesejadas, após o uso da vacinação, devem ser notificadas, pelos pais ou responsável da criança, à unidade de saúde mais próxima da residência da criança ou pelas equipes de saúde que atuam diretamente nas salas de vacinação ao Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Profissionais de saúde recebem capacitação em Canutama, no AM

O objetivo é ajudar Canutama a melhorar a sua avaliação de desempenho, possibilitando aumentar o recurso que o município recebe e melhorar a assistência à população.

22 de maio de 2022

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Apesar da decisão assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo federal diz que nenhuma política pública de saúde será interrompida.

22 de maio de 2022

Serviço de bordo em voos nacionais começa a ser retomado neste domingo

Após dois anos de suspensão por causa da pandemia, as empresas Azul, Gol e Latam voltam a oferecer serviços de bordo com snacks e bebidas à vontade, sem custo adicional.

22 de maio de 2022

2ª etapa do concurso do Corpo de Bombeiros tem mais de 400 ausentes

O resultado preliminar desta segunda fase do concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho.

22 de maio de 2022

Cheia do rio Negro avança e feira Manaus Moderna ganha pontes de madeira

A medida é para que o trânsito de permissionários e clientes dentro da feira Manaus Moderna, especialmente nas áreas mais baixas, não prejudique o comércio dos feirantes.

22 de maio de 2022

Termina neste sábado o prazo para as inscrições do Enem 2022

De acordo com o Inep, as provas do exame do Enem 2022 serão aplicados em todos os Estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

21 de maio de 2022

TCE-AM dá início a curso inédito de Contabilidade Pública, nesta segunda

O curso do TCE-AM inicia segunda-feira e será realizado até o dia 26 de maio de forma presencial para servidores públicos, jurisdicionados e sociedade, em geral.

21 de maio de 2022

Governo regulariza 100 pistas de pouso em funcionamento na Amazônia Legal

A Anac já havia aprovado no ano passado uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região para facilitar atendimento humanitário na pandemia.

21 de maio de 2022