fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

AM tem baixo risco de transmissão da Covid e entra na fase amarela

As fases recebem cores de acordo com a gravidade da pandemia representada em pontuação numérica. Amazonas já chegou à roxa, nível máximo de transmissibilidade.

10 de outubro de 2021

Compartilhe

Com isso, Comitê estabeleceu novos protocolos que passam a valer a partir de 1º de novembro (Foto: Divulgação)

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 avaliou os dados relacionados à pandemia e definiu que o Amazonas está na fase amarela em relação às restrições, ou seja, em baixo risco de transmissão da doença, mas em alerta.

O cálculo executado pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) leva em consideração a baixa transmissibilidade do vírus, além da variação de óbitos, de novos casos da doença e taxa de positividade para Covid-19.

Conforme a metodologia de cálculo do risco de transmissão da Covid-19, as fases recebem cores de acordo com a gravidade da pandemia representada em pontuação numérica: 0 pontos, risco muito baixo, fase 1 – vigilância; 1 a 10 pontos, risco baixo, fase 2 – amarela; 11 a 20 pontos – risco moderado – fase 3 – laranja; 21 a 30 pontos, risco alto, fase 4 – vermelha; mais de 30 pontos, risco muito alto, fase 5 – roxa.

“Significa dizer que estamos com baixa transmissibilidade, no entanto temos que manter a vigilância no sentido de continuar usando as medidas de prevenção, a máscara, evitar aglomerações e o uso do álcool em gel”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescentando que o Amazonas tem a 5ª menor taxa de transmissão do país.

Monitoramento e vacinação

Conforme Tatyana, um monitoramento realizado 14 dias após o evento teste no Podium da Arena da Amazônia, que contou com a participação de público no dia 24 de setembro, não detectou nenhum novo caso de Covid-19. No pré-evento, foi feita a verificação vacinal e a testagem de 2.998 pessoas, das quais somente duas testaram positivo.

“Isso quer dizer que fazer um evento com segurança, adotando as medidas de prevenção e, principalmente, avaliando o status vacinal, e somente aqueles que tiverem duas doses ou dose única ter o passaporte para entrar, foi fundamental para o sucesso desse evento. Então que sigamos com os nossos outros eventos, mas sempre com segurança”, reforçou Tatyana Amorim.

De acordo com o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, os números continuarão sendo acompanhados pelo Comitê de Enfrentamento. A meta, segundo ele, é alcançar 80% de cobertura da 2ª dose da vacina em adultos e 90% em adolescentes.

“Vamos seguir e que fique bem claro que a saúde vai estar de olho, fiscalizando, de olho nos números, no acompanhamento tanto do número de casos como de hospitalizações. Se houver um aumento nesse número, vamos aconselhar cancelar os próximos eventos”, afirmou Anoar Samad.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021