quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

SECA

Defesa Civil: eventos climáticos extremos serão mais recorrentes

Para o chefe da Defesa Civil, a seca no estado é reflexo das mudanças climáticas.
COMPARTILHE
Coronel Máximo Defesa Civil, fala sobre estiagem no Amazonas.

“A partir de agora vamos ter de forma mais recorrente eventos climáticos extremos”. A afirmação é do secretário da Defesa Civil, coronel Máximo, ao analisar a estiagem no Amazonas, que este ano vem ocasionando recordes de queimadas.

Máximo disse que a crise climática é global e pode ser constatada a partir de vários fenômenos registrados em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, um ciclo devastou o Rio Grande do Sul, deixando mais de 40 pessoas mortas e cidades inteiras destruídas.

“Normalmente a gente trabalha com foco no problema e a gente tem que entender o que está causando esse problema. Então as mudanças climáticas estão nos impondo essa necessidade de refletirmos e entender que estamos vivendo uma crise climática onde estamos vendo danos e prejuízo em todo o mundo. O mundo está aquecido. Temos que entender que podemos ter outros eventos climáticos extremos que nos colocarão em situações difíceis. Temos que nos preparar e nos adaptar para essa realidade”, comentou.

O secretário da Defesa Civil explicou ainda que, em 17 anos, foram registradas nove cheias intensas e duas secas recorde (2005 e 2010). Para ele, a probabilidade do Amazonas registrar uma estiagem severa em 2023 é muito alta.

“Não estamos vivendo um período de sazonalidade. Temos que entender as mudanças climáticas e nos adaptar. A partir de agora vamos ter de forma mais recorrente eventos climáticos extremos. O planeta tá muito aquecido. Agora é um processo natural, mas está vazando mais”, explicou o coronel Máximo.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE