quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

ECONOMIA

Custos de produção do cacau, buriti e açaí são atualizados 

A Conab realiza nesta semana novos trabalhos voltados para os cálculos de custos de produção.
COMPARTILHE
Produção
O objetivo dos trabalhos é aferir coeficientes técnicos e preços de mão de obra, ferramentas e outros insumos utilizados nas atividades de coleta destes produtos. (Foto: Divulgação)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza nesta semana novos trabalhos voltados para os cálculos de custos de produção. Desta vez, os técnicos da estatal realizarão operações de coleta de informações que fomentarão os cálculos dos custos de produção de cacau e buriti, no município de Coari, no dia 26. Também promoverão painel no município de Codajás, voltado para o açaí nativo, no dia 28.

O objetivo dos trabalhos é aferir coeficientes técnicos e preços de mão de obra, ferramentas e outros insumos utilizados nas atividades de coleta destes produtos. Os painéis contam com a participação de diversos segmentos que compõem o processo produtivo, tais como produtores, assistência técnica, revendas de insumos e órgãos de pesquisa.

O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

E também, como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Sociobiodiversidade 

O cacau extrativo, o açaí e o buriti integram a lista dos produtos extrativistas cujos preços são atualmente garantidos pela PGPM-Bio. Um dos objetivos da Política é fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuindo com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE