fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Tamoiotatá: Governo combate desmatamento no sul do Amazonas

Agentes ambientais e policiais da Operação Tamoiotatá, realizada pelo Governo do Amazonas, localizaram propriedade rural com cerca de 54 hectares desmatados ilegalmente.

27 de abril de 2021

Compartilhe

Operação Tamoiotatá flagra 54 hectares desmatados em Apuí (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (26), agentes ambientais e policiais da Operação Tamoiotatá, realizada pelo Governo do Amazonas, localizaram uma propriedade rural com cerca de 54 hectares de área desmatados ilegalmente em Apuí, município a 453 quilômetros de Manaus, no sul do Estado.

O local, situado no Km 75 da rodovia Transamazônica (BR-230), também abrigava uma rinha clandestina, com 70 galos e uma arena para a briga entre os animais.

Pelos dois crimes, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multas da ordem de R$ 480 mil. A maior penalidade, no valor de R$ 270 mil, foi pelo desmatamento ilegal identificado na propriedade.

Após busca pelo empreendimento rural, foram localizadas diversas gaiolas com galos de diversas raças e uma arena, utilizada para as brigas. O capitão do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Victor Vasconcelos, explicou que os agentes foram fiscalizar uma área de desmate, quando encontraram os animais e apetrechos como esporas e buchas, que são utilizados para a prática criminosa de maus-tratos.

Apreensões

Segundo o Batalhão Ambiental da PMAM, foram apreendidas uma arena, 73 esporas de plástico, duas esporas de metal, três protetores de espora, 23 bicos de metal, um cronômetro e 165 lacres de metal.

Também houve a localização de uma espingarda calibre 28, sem numeração. Um homem foi preso. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Apuí.

De acordo com o Batalhão Ambiental, manter animais silvestres em cativeiro sem documentação legal e promover rinhas de galos são crimes ambientais, e os infratores estão sujeitos às punições previstas em lei.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021