fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

PF investiga desvio de recursos no enfrentamento à Covid no AM

Operação Sangria apura fraudes e superfaturamento em contratos relacionados ao enfrentamento da pandemia.

2 de junho de 2021

Compartilhe

Contratos da SES-AM são investigados (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou hoje (2) a quarta fase da Operação Sangria, por meio da qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude a licitação e desvio de recursos públicos.

A ação da Polícia Federal cumpriu 25 mandados judiciais, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária. A Operação Sangria cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em Manaus (AM), um deles na casa do governador Wilson Lima (PSC), e os outros dois em Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Leandro Almada, informou que cinco dos seis mandados de prisão temporária foram cumpridos, nesta quarta-feira (2). Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato e pertencimento a organização criminosa e, se condenados, poderão cumprir pena de até 24 anos de reclusão.

Em coletiva de imprensa na Superintendência Regional da PF no Amazonas, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, Almada não revelou os nomes dos investigados presos e nem qual prisão temporária faltava ser cumprida. Um dos alvos da Operação Sangria, o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, encontrava-se em viagem de interesse particular. Em nota, a SES-AM informou que o titular da pasta retornou a Manaus “quando tomou conhecimento da operação para se apresentar à Polícia Federal e prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Extraoficialmente, os presos na operação são Sérgio José Silva Chalub, proprietário da Líder Serviços de Apoio de Saúde (LTDA), Rafael Garcia da Silveira, da empresa Prime (nome fantasia), Frank Andrey Gomes de Abreu e Carlos Henrique Alecrim John, donos da Norte Serviços Médicos.

**Matéria atualizada às 15h para atualizar informações repassadas na coletiva de imprensa da PF

Texto: Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021