fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Escolas do Amazonas são selecionadas para curso de robótica espacial

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece conhecimentos sobre robótica.

12 de maio de 2021

Compartilhe

O curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica (Foto: Divulgação)

Três escolas da capital e quatro do interior foram selecionadas para participar do projeto piloto “Robótica Espacial”, promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

A iniciativa consiste em um curso totalmente digital, de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.

Essa plataforma usa simuladores para que os estudantes vivenciem, de forma bem realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

Na capital, as unidades escolares selecionadas foram: Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, EE Professor Júlio César de Moraes Passos e EE Nathalia Uchôa. Já no interior do estado, a EE José Mota, de Manacapuru; EE Raymundo Sá, de Autazes; Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell, de Itacoatiara; e Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Xavier Desterro, de Iranduba, foram as escolhidas pelo projeto “Robótica Espacial”.

O gestor da EE Nathalia Uchôa, Raphael Xavier, explica que os alunos foram sensibilizados a ter consciência da importância que é participar do programa.

“São alunos de 250 escolas espalhadas pelo País, sendo que, no estado do Amazonas, a EE Nathalia Uchôa é uma das poucas unidades selecionadas. O programa vai dar a oportunidade única aos seus participantes de realizar um curso completo de robótica espacial totalmente gratuito”, contou.

Ainda conforme o gestor, o curso vai proporcionar aos estudantes os conceitos de cada componente de robótica, como montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô concluído.

Preparação para o curso

Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva.

As aulas combinam teoria e prática, simulam o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021