quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Após renúncia de vice, Henrique Oliveira vê filho desistir de disputar a Câmara

O candidato ao Governo alega que a renúncia do filho ocorre em meio ao não cumprimento da cota de candidaturas mulheres, que deixa o Podemos em situação irregular.
COMPARTILHE
pré-candidato / Henrique Oliveira e Henrique Filho devem ter suas candidaturas oficializadas pelo Podemos nesta sexta (Foto: Reprodução)
(Foto: Facebokk/Reprodução)Henrique Oliveira e Henrique Filho devem ter suas candidaturas oficializadas pelo Podemos nesta sexta (Foto: Reprodução)

Mais uma baixa na chapa do Podemos-AM nas Eleições de 2022. Após a ex-candidata à vice-governadora pelo Podemos, Vera Lúcia Castelo Branco, renunciar à disputa, quem também desistiu de uma vaga na Câmara dos deputados foi Henrique José Mendonça de Oliveira.

Ele filho do candidato ao Governo pelo Podemos, Henrique Oliveira, que também é presidente estadual da sigla.

A renúncia de Henrique Filho se deu por conta da cota de gênero regulamentada pela Justiça Federal.

Segundo manifestações do pai, Henrique Oliveira, houve problemas nas candidaturas de algumas mulheres que buscavam vaga de parlamentar e o número de homens no partido ficou desproporcional ao que é estabelecido por lei, ao menos 30% de candidatas mulheres.

A renúncia de Henrique Filho foi publicada nesta terça-feira (6) no mural do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O pedido foi atendido pela desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Renúncia de vice

Já a renúncia de Vera Lúcia foi confirmada no dia 31 de agosto. A ex-candidata a vice-governadora na chapa optou por renunciar após uma ação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) afirmando que ela não estava quite com a Justiça Eleitoral.

Vera deixou de prestar contas das Eleições de 2018, quando concorreu a deputada estadual pelo PTB.

Da Redação

Leia Mais:

COMPARTILHE