quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Amazonas Energia deve ser penalizada pelo apagão de domingo

Há mais de 15 horas a população está sem explicações sobre o que causou o desligamento do fornecimento de energia na capital e no interior.
COMPARTILHE
Apagão na mazonas Energia (Foto: Reprodução)

Após o apagão ocorrido neste domingo, 27, em bairros de Manaus e em municípios da região metropolitana, a Amazonas Energia deve ser acionada na Justiça, mais uma vez, pela má prestação do serviço.

Desta vez pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC) que anunciou, nesta segunda-feira, 28, que entrará com uma representação nos órgãos de fiscalização para que a empresa seja punida. “Estarei representando junto aos órgãos de fiscalização, Ministérios Públicos Federal e do Estado do Amazonas, no Procon, na Aneel e na própria CPI da Amazonas Energia para que haja punição. O que não pode acontecer é a Amazonas Energia deixar a cidade inteira às escuras e nada acontecer. Chega de impunidade!”, disse.

O que diz a Amazonas Energia?

O RealTime1 tentou contato pelo telefone da assessoria de comunicação da Amazonas Energia, pelo número 92 9155-4223, porém não obteve respostas até às 15h desta segunda-feira.

O único posicionamento da empresa foi há cerca de 16 horas e foi feito por meio dos stories do perfil da Amazonas Energia na Eletrobras.

Na ocasião, a concessionária diz que “houve o desligamento da conexão ao Sistema Interligado Nacional e da Usina de Balbina, causando interrupção do fornecimento de energia em parte da cidade de Manaus e aos municípios de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo”.

Ainda no comunicado, a empresa diz que “aguarda informações do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a causa do desligamento”.

Até às 15h de hoje a empresa não divulgou uma atualização sobre o que causou o desligamento e a interrupção do fornecimento de energia para as cidades citadas.

Horário dos apagões

Ao RealTime1, moradores de Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus, relataram que o apagão teve início por volta das 21h e durou aproximadamente quatro horas. Outros afirmam que em algumas localidades no município faltou energia elétrica das 19h às 23h30.

Presidente Figueiredo é a região onde está instalada a usina hidrelétrica de Balbina.

Em Iranduba, distante 27 km de Manaus, o apagão, segundo relatos de moradores, ocorreu por volta das 20h50 até 22h30.

Em Manacapuru, apesar de citado como um dos pontos em que houve o apagão no fornecimento de energia elétrica, a reportagem não conseguiu contato com moradores que pudessem informar quando teve início o apagão e quanto tempo durou.

Já em Manaus, o apagão atingiu residencias em bairros situados nas zonas Norte, Leste, Centro-Sul, Centro-Oeste e Sul.

Amazonas Energia

A empresa Amazonas Energia é responsável pelo fornecimento de energia na capital e nos 61 municípios do interior do Amazonas. Recentemente a empresa tem sido alvo de constantes denúncias da população que vieram à tona na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia na Aleam.

Entre as denúncias recebidas pela comissão estão o aumento do valor do consumo de energia, a substituição de medidores convencionais por medidores inteligentes, cortes irregulares de energia elétrica e visitas a clientes sem o aviso prévio.

Nos meses de janeiro e fevereiro o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) identificou irregularidades na contagem do consumo de energia elétrica em aproximadamente 30 medidores de energia.

A Amazonas Energia disse que vai ressarcir os consumidores que pagaram a mais pelo valor do consumo, desde que o laudo técnico aponte irregularidades nos medidores, nas próximas faturas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

COMPARTILHE