segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Antigo inimigo da ZFM, Alckmin vai assumir ministério que comanda a Suframa

No período em que foi governador de SP, estado com a maior produção industrial do país, Alckmin implantou medidas protecionistas à indústria paulista que enfraqueceram a ZFM.
COMPARTILHE
Alckmin

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB-SP) foi o escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o recriado Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) a partir de janeiro de 2023. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (22) em Brasília.

Apesar das garantias dadas pelo presidente eleito de que o novo governo irá preservar o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), a indicação do ex-governador de São Paulo para a pasta que abriga a Suframa, no mínimo, acende um alerta no setor industrial do Amazonas.

Isso porque Alckmin, no período em que foi governador de São Paulo, estado com a maior produção industrial do país, implantou medidas protecionistas à indústria paulista que enfraqueceram a competitividade da Zona Franca de Manaus, promovendo uma verdadeira guerra fiscal entre os dois estados no Supremo Tribunal Federal (STF).

Geraldo Alckmin não era a primeira opção de Lula para a pasta da indústria e comércio. A preferência do presidente eleito era por outro representante de São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, que declinou o convite para se dedicar à Fiesp.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Texto: Lucas Raposo

Leia Mais:

COMPARTILHE