domingo, 14 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Anatel confirma chegada do 5G em Manaus, mas ativação depende de operadoras

Sinal 5G só chegará, de fato, aos celulares dos usuários de internet da capital após as estações das operadoras sejam licenciadas, o que deve acontecer até esta sexta (7).
COMPARTILHE
Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante que Manaus irá receber a internet 5G a partir desta quinta-feira (6).

Ao RealTime1, a Agência confirma que o sinal será liberado hoje, mas que só chegará, de fato, aos celulares dos usuários de internet da capital após as estações das operadoras serem licenciadas.

“Nesse sentido, o 5G só pode ser ativado com a conclusão do processo de licenciamento, que inclui a compensação bancária de boletos . Provavelmente as empresas terão concluído o processo no dia 7”, disse a Anatel, por meio de nota.

A Anatel informou que está instruindo os processos de licenciamento para, em seguida, emitir os boletos às operadoras a partir das 14h desta quinta-feira.

Assim que houver a compensação do pagamento, as estações poderão ser ativadas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A Agência declarou que “não existe um problema e sim etapas normais de instrução processual, que deve ser feita com o zelo e cautela necessários”.

De acordo com o Edital, o prazo final pelo qual as empresas de telefonia são obrigadas a ativar as estações é 28 de novembro. “Essa data permanece inalterada”, conclui a nota.

O que dizem as operadoras

Claro

A Claro informou que já está com a estrutura pronta para ativar a rede Claro 5G+ em Manaus, Macapá, Belém, Porto Velho e Rio Branco, só aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi. “É importante reforçar que essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo sua rede de Claro 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas do Brasil”, informou.

Em Manaus, a Claro está pronta para disponibilizar a novidade em regiões dos bairros: Adrianópolis, Cachoeirinha, Chapada, Nossa Senhora das Graças, Parque 10 de Novembro, Praça 14 de Janeiro, Aleixo, Compensa, Coroado, Dom Pedro, Grande Vitória, Monte das Oliveiras, Nova Esperança, Santo Antônio, São Francisco, São Jorge, São Raimundo e Vila da Prata; e o sinal de cada local será ativado à medida que houver a liberação oficial da Anatel.

TIM

A operadora também informa que está preparada para iniciar a operação comercial da rede 5G em Manaus, tão logo o uso da frequência de 3,5GHz seja liberado na cidade pela Anatel.

Vivo

A Vivo também informou que está com a infraestrutura pronta para ativação do 5G da operadora na cidade e aguarda apenas a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações. Incialmente, a Vivo deve atender 12 bairros da capital com o serviço.

Texto: Lucas Raposo

Leia Mais:

COMPARTILHE