segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Amazonas tem o desafio de vacinar 240 mil indígenas aldeados

Apenas os indígenas aldeados estão no grupo prioritário da primeira fase do plano de vacinação da Covid-19. Estima-se que mais de 35 mil índios vivem nas cidades.
COMPARTILHE
Índios

O Amazonas é o estado do país que concentra a maior população indígena. O número de indíos que vivem em aldeias, distantes dos centros urbanos, é superior a 240 mil pessoas no Estado, segundo levantamento do Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas.

Apenas os indígenas aldeados estão no grupo prioritário da primeira fase do plano de vacinação da Covid-19 do MS (Ministério da Saúde). A restrição motivou a criação de um abaixo-assinado na internet pedindo a vacinação para todos os povos indígenas do Amazonas, inclusive, os índios venezuelanos Warao, que residem no estado.

Vivem no Amazonas um quinto do total de pessoas autodeclaradas indígenas do País, segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). São 168,7 mil pessoas. O Estado lidera o ranking de municípios com maior população indígena. Dos dez primeiros, seis são daqui.

O Censo do IBGE apontou 168.680 indígenas no estado e 3.776 na capital. Levantamento da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), de 2013, revelou a população de 146.211 indígenas no Estado.

Urbanos

O número não contempla os índios que vivem nas cidades que, em 2015, somavam 35 mil pessoas, conforme a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno. Segundo o ISA (Instituto Socioambiental), o estado reúne 61 povos indígenas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

A vacinação será realizada pelos DSEI (Distritos Especiais de Saúde Indígena), responsáveis pelo atendimento médico, com a coordenação pela Sesai, vinculada ao MS. Ao todo, há sete DSEIs espalhados pelo Estado e 34 em todo o país.

Boletim epidemiológico da Sesai, divulgado no dia 15, mostra 39.910 casos confirmados de Covid-19 e 526 óbitos pela doença em todo o país, além de 4.163 infectados e 731 suspeitos. O DSEI Manaus registra 870 casos, sendo 39 infecções pelo vírus, e 14 mortes.

COMPARTILHE