terça-feira, 23 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Amazonas é o segundo no ranking de endividamento, segundo o Serasa

Segundo os dados do Serasa, em fevereiro de 2023 foram 433 mil novos registros de pessoas negativadas no país, totalizando 70,5 milhões de inadimplentes.
COMPARTILHE
SERASA
A medida, oficializada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) através de editais, garante descontos que podem chegar a até 50% do valor das dívidas com a União. (Foto: Divulgação)

O Amazonas é o segundo no ranking nacional e primeiro no ranking regional com maior proporção da população endividada, 52,67%. O líder do ranking de endividamento é o Rio de Janeiro, com 52,69%.

Em seguida aparecem Amapá (52,41%), Roraima (47,52%) e Tocantins (45,49%), todos da região Norte, completando o pódio dos cinco estados com maior população proporcionam em endividamento.

Segundo os dados do Serasa, em fevereiro de 2023 foram 433 mil novos registros de pessoas negativadas no país, totalizando 70,5 milhões de inadimplentes.

Entre todos os estados, o cartão de crédito se mantém como maior causa das dívidas dos brasileiros, com 31,6%, seguido pelas contas básicas (21,7%) e pelo varejo (11,2%).

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, as dívidas com bancos e cartões tiveram aumento de 3%, enquanto o endividamento com contas básicas e varejo caíram 1,5% e 1,3%, respectivamente.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Segundo o economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, a inflação, os juros altos além de impostos sazonais como IPVA, IPTU e mensalidades escolares são os principais fatores, somando-se à prática da população em utilizar o cartão de crédito para fazer compras de alimentos e remédios, de forma parcelada.

Da Redação com informações do Estadão

Leia Mais:

COMPARTILHE