O Amazonas bateu recorde na produção de tambaqui e matrinxã em 2024. Segundo a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM 2024), divulgada pelo IBGE, foram 8,5 milhões de quilos de tambaqui e 2,8 milhões de quilos de matrinxã, consolidando essas espécies como as mais importantes da aquicultura estadual.
Outras espécies, como pirapitinga (265 mil quilos) e pirarucu (207 mil quilos), também tiveram participação relevante.

Entre os municípios amazonenses, Manacapuru liderou a produção, com 1,9 milhão de quilos, seguido por Rio Preto da Eva, com 1,5 milhão. Iranduba, Manaus e Presidente Figueiredo também se destacaram.
A concentração na Região Metropolitana se explica pelo consumo elevado da capital, que impulsiona a produção local.

No ranking nacional, o Amazonas ocupa a quinta posição na criação de tambaqui, atrás de Rondônia (52,9 milhões de quilos), Roraima (12,9 milhões), Maranhão (11,7 milhões) e Pará (9,9 milhões).

Leia Mais: