quinta-feira, 25 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Aleam vive 'ressaca' após período eleitoral e não vota projeto de leis

Nesta quarta-feira, não houve a habitual votação de projetos de lei. O deputado estadual Sinésio Campos foi o único a cobrar a votação e pedir inclusão de um PL em pauta.
COMPARTILHE
Aleam
Nesta quarta-feira (5), não houve a habitual votação de projetos de lei na Aleam (Foto: Divulgação)

Mesmo com o fim da campanha, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ainda está em ressaca pós-eleição. Nesta quarta-feira (5), não houve a habitual votação de projetos de lei.

Dos 19 deputados estaduais que concorrem à reeleição, 14 renovaram a permanência na Aleam. Outros cinco não conseguiram um novo mandato. Dois foram eleitos deputado federal. Um não foi eleito governador e outros dois não participaram das eleições 2022.

Na primeira sessão plenária após o 1º turno do pleito, na terça-feira (4), 21 dos 24 deputados estaduais estiveram presente. A maioria usou a tribuna para agradecer os votos obtidos no último domingo (2) e se solidarizar com os quem ficarão sem mandato a partir de 2023.

Cobrança

O deputado Sinésio Campos (PT) foi o único a cobrar, da tribuna da Aleam, a votação.

Nesta quarta, Sinésio disse que ia falar em todas sessões sobre a transferência da rodoviária de Manaus e reiterou o pedido para colocar em pauta o seu projeto que trata da proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas. Os assuntos foram abordados por ele na terça.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“Quero ver se daqui até dezembro não vai dar quórum. E o primeiro projeto que tem que ser colocado em pauta é esse. Já passou por todas as comissões da Casa”, declarou Sinésio.

O petista questionou ainda os colegas: “não tem pauta do governo ou de canto nenhum para votar” e afirmou “já que não vai ter votação pelo menos vou falar”.

Álvaro Campelo (PV), que estava na presidência da mesa diretora, deu a pauta da ordem do dia com dois itens ‘como lida’ e encaminhou os projetos. O documento não foi disponibilizado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam.

Debate

Presidindo à sessão, a deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) questionou por duas vezes se algum parlamentar desejava se inscrever no bloco destinado aos partidos.

Além de Sinésio, Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Cidadania) e Fausto Junior (UB) fizeram uso da tribuna no pequeno e grande expediente. Alessandra Campelo (PSC) fez um comunicado de liderança. Abdala Fraxe (Avante) fez uma contribuição ao discurso de Fausto.

Texto: Larissa Cavalcante

Leia Mais:

COMPARTILHE