quarta-feira, 17 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Aleam tem 10 novos deputados estaduais e mantém UB com maior bancada

Dos 19 candidatos que tentavam reeleição, apenas cinco não conseguiram o resultado nas urnas. Uma dezena de novos deputados se une aos que conseguiram se reeleger.
COMPARTILHE
Na lista das dez candidatas mais contempladas com fundo partidário para as campanhas à Aleam há "veteranas" e "novatas" (Foto: Reprodução)
Na lista das dez candidatas mais contempladas com fundo partidário para as campanhas à Aleam há "veteranas" e "novatas" (Foto: Reprodução)

Dos 24 deputados estaduais eleitos, neste domingo (2), para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dez são novos nomes na Casa. Os eleitores reelegeram 14 e mantiveram o União Brasil (UB), como o partido de maior bancada da Assembleia.

O UB, em 2023, seguirá com a maior bancada na Aleam, com seis deputados, seguido do Avante, que fez quatro parlamentares, a maioria ‘cara nova’ na Casa.

A nova configuração da Assembleia conta com a participação de 11 partidos. Confira a lista dos deputados estaduais eleitos:

Roberto Cidade (UB) (reeleito)
Joana Darc (UB) (reeleito)
Dr George Lins (UB)
Thiago Abrahim (UB)
Adjuto Afonso (UB) (reeleito)
Mário César Filho (UB)
Abdala Fraxe (Avante) (reeleito)
Daniel Almeida (Avante)
Mayra Dias (Avante)
Wanderley Monteiro (Avante)
Cabo Maciel (PL) (reeleito)
Débora Menezes (PL)
Delegado Péricles (PL) (reeleito)
Alessandra Campelo (PSC) (reeleito)
Dr Gomes (PSC) (reeleito)
Dan Câmara (PSC)
João Luiz (Republicanos) (reeleito)
Mayara Pinheiro (Republicanos) (reeleito)
Sinésio Campos (PT) (reeleito)
Carlinhos Bessa (PV) (reeleito)
Cristiano Dangelo (MDB)
Felipe Souza (Patriota) (reeleito)
Wilker Barreto (Cidadania) (reeleito)
Rozenha (PMB)

Dentre os novos nomes, duas mulheres vão estrear no parlamento: Mayra Dias e Débora Menezes. Cada uma teve ao lado um cabo eleitoral “de peso” para obter êxito nas urnas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Mayra contou com o apoio do marido, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB). Já Débora, fez campanha junto com o pai, Coronel Menezes (PL), que por pouco não conseguiu vaga no Senado Federal.

Também contando com apoios importantes para conquistar uma vaga na Casa, conseguiram se eleger Thiago Abrahim e Dr George Lins, filhos de importantes nomes da política. O primeiro é filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim; o outro, de Belarmino Lins, o Belão, que já havia dito que deixaria o parlamento para dar lugar ao filho.

Há ainda Daniel Almeida, irmão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Cristiano Dangelo também conseguiu vaga e teve o apoio do irmão, prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo (MDB), além de Dan Câmara, irmão do deputado federal Silas Câmara (Republicanos)

Os outros nomes novos da Casa são: Mário César Filho, Wanderley Monteiro, Jesus Alves e Rozenha.

Fora da Casa

Não conseguiram a reeleição Álvaro Campelo (PV), Dermilson Chagas (Republicanos), Therezinha Ruiz (PL), Serafim Corrêa (PSB) e Tony Medeiros (PL).

Outros deputados não retornam à Casa Legislativa. Uns por opção de deixar o parlamento e outros por terem alcançado o quantitativo de votos para, agora, atuarem em Brasília, como é o caso de Saullo Vianna e Fausto Jr, ambos do UB, que foram eleitos deputados federais.

Belarmino Lins (PP) e Nejmi Aziz (PSD) não quiseram participar do pleito deste ano. Já Ricardo Nicolau (Solidariedade) disputou o Governo do Estado, mas ficou em quinto lugar, com 217.574 votos.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

COMPARTILHE