quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Cantora Joelma receberá o Título de Cidadã Amazonense

Artista paraense, Joelma será homenageada pela Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (22), em Manaus.
COMPARTILHE
(Anderson Torres/divulgação)

A cantora Joelma receberá o Título de Cidadã Amazonense, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), na próxima segunda-feira (22), em Manaus.

A sessão está marcada para acontecer às 13h no Plenário Ruy Araújo, na sede da ALE-AM, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul.

A homenagem foi proposta pela então deputada Therezinha Ruiz em maio do ano passado e sancionada pelo governador Wilson Lima no dia 13 de dezembro.

Quem é Joelma?

  • Nascida em 22 de junho de 1974 em, no Pará, Joelma da Silva Mendes é cantora, compositora, dançarina e empresária.
  • Ingressou na música na década 1990. Em 1999, formou a banda Calypso com o então marido, o guitarrista Ximbinha.
  • O grupo teve carreira ascendente até despontar em 2005, com hits que dominaram as rádios do País, como Pra me Conquistar, A Lua me Traiu e Isso é Calypso.
  • O sucesso com o Calypso seguiu até 2015, ano da separação entre Joelma e Ximbinha.
  • A partir de 2016, ela passou a investir em carreira solo.
  • E, em 2019, completou 25 anos de carreira com álbum e turnê especial.

Qual a relação de Joelma com o Amazonas?

A autora da proposta de título diz, na justificativa do projeto, que “Joelma conquistou a população amazonense através do seu trabalho, carisma e talento, realizou várias apresentações na capital Manaus e interior do Estado”.

Para ela, a cantora ajudou a fomentar a economia local, de forma direta e indireta, na geração de emprego e renda, movimentação do setor de eventos e divulgar o Amazonas através de seus shows e gravações.

“Joelma também realizou doações para aquisição de oxigênio e mobilizou seus fãs clubes espalhados pelo Brasil para a doação de recursos e seu gesto foi acompanhado através de suas redes sociais, o que torna inquestionável a ligação da cantora com o Estado do Amazonas”, destacou Therezinha Ruiz.

A autora lembra que a cantora gravou, em Manaus, dois DVDs ao vivo: “Banda Calypso na Amazônia”, em 2004, com um público de 50 mil pessoas, e “Isso é Calypso”, em 2022, com um público de 25 mil pessoas.

Em 2007, a Banda Calypso foi homenageada no Carnaval de Manaus pela Escola de Samba Balaku Blaku.

No próximo sábado (20), a artista paraense faz um show da turnê “Isso é Calypso” no sambódromo da capital.

“Manaus tem um lugar muito especial na minha história de vida e no meu trabalho. Sou grata por tudo”, disse a artista, em material de divulgação.

Leia mais:

COMPARTILHE