quinta-feira, 25 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

'Cidadão Amazonense': propostas de título em 2021 são mais da metade de 2020

A Aleam deve pagar quase R$ 900 mil somente este ano à empresa MC Esperança para a fabricação de placas e medalhas; este ano foram 11 proposituras.
COMPARTILHE
cidadão amazonense

Em 2021, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já propuseram 11 Projetos de Lei (PLs) para concessão de títulos de Cidadão do Amazonas. Esse número supera mais da metade da quantidade de indicativos deste tipo apresentados em todo o ano passado, quando foram pautadas exatas 20 matérias, segundo informações disponíveis no Sistema de Apoio ao Legislativo (SAPL).

A última matéria submetida à Casa foi para tornar amazonense o ator e comediante carioca Paulo Gustavo, falecido na semana passada por complicações da Covid-19. A propositura foi apresentada pela deputada Nejmi Aziz (PSD), usando em sua argumentação o fato de que o ator teria feito doações de cilindro de oxigênio a Manaus, na segunda quinzena de janeiro.

O mesmo motivo foi utilizado para mais três propostas, assinadas pelo deputado Cabo Maciel, também do PSD. O parlamentar quer condecorar os comediantes WhindersSon Nunes e Tirulippa, além do cantor Gusttavo Lima.

Cabo Maciel, ao lado da deputada licenciada e atual secretária de Assistência Social, Alessandra Campêlo (MDB), é um dos líderes desse tipo de propositura à Casa Legislativa.

Já aprovados

Dos PLs enviados à Casa no último mês, dois já foram aprovados.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Um deles deu a honraria ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último dia 23 de abril. O outro, concederá a titulação ao ministro do Turismo, Gilson Machado.

Ainda no dia 23, os deputados da Mesa Diretora tentaram aprovar em caráter de urgência – mesma manobra que concedeu o título de cidadão amazonense ao presidente – o PL do ministro, mas não conseguiram por falta de quórum.

Gastos com tais honrarias

Segundo dados do site da própria Aleam, a Casa Legislativa deve pagar R$ 854.932,08 à empresa MC Esperança Eirelli para a confecção de medalhas, placas e outras horarias concedidas pelos parlamentares.

Este valor refere-se aos gastos com as homenagens até o final deste ano.

Texto: Giovanna Marinho

Leia mais:

COMPARTILHE