quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Maioria dos candidatos à Câmara preferem usar o Facebook e Instragram

Candidatos ao cargo de deputado federal têm mais contas no Facebook e Instagram e candidatos declarados brancos também têm mais acesso aos recursos digitais para a campanha.
COMPARTILHE

Levantamento da Câmara Federal com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma que a maioria dos candidatos a deputado federal concentram as campanhas virtuais no Facebook e no Instagram.

No Amazonas foram identificados 59 no Facebook, 51 no Instagram, 16 no Twitter, 16 no TikTok e 10 no YouTube.

Pelos dados nacionais, dos 10,3 mil candidatos que se inscreveram no TSE para disputar uma vaga na Câmara, 5 mil têm contas no Facebook, ou quase 49% do total, e 4,9 mil no Instagram (47%).

Outras plataformas de mídias sociais muito utilizadas são o Twitter (1,4 mil contas ou 14% dos candidatos), o YouTube (969 canais ou 9%) e o Tiktok (900 contas ou 9%).

Os dados também mostram que o acesso às mídias sociais apresenta desigualdades. Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais.

O Novo é o partido com os candidatos mais conectados nas mídias sociais: 95% têm conta no Instagram, 89% no Facebook, 69% no Twitter, 66% no Youtube e 45% no Tiktok.

Com informações da Agência Câmara

Leia Mais:

COMPARTILHE