quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Pros-AM renega Henrique Oliveira e anuncia apoio a Amazonino e Arthur

Em convenção nesta sexta-feira (5), o partido contrariou Henrique Oliveira (Podemos) quando confirmou que vai caminhar com Amazonino, Arthur e Melo nas eleições.
COMPARTILHE
Amazonino Mendes vence Henrique Oliveira na preferência do PROS para o Governo do Amazonas (Foto: Reprodução)
Amazonino Mendes vence Henrique Oliveira na preferência do PROS para o Governo do Amazonas (Foto: Reprodução)

O Pros segue caminhando com Amazonino Mendes (Cidadania) na disputa pelo Governo do Amazonas e Arthur Neto (PSDB) na campanha rumo ao Senado Federal.

A decisão do diretório estadual, que renegou apoio à candidatura de Henrique Oliveira (Podemos), foi oficializada em convenção partidária na noite desta sexta-feira (5), no Da Vinci Hotel, zona Centro-Sul de Manaus. 

O presidente regional do partido, Oswaldo Cardoso, disse que a sigla, além de apoiar Amazonino e Arthur, vai focar na candidatura do ex-governador José Melo para deputado estadual nesta eleição. 

O posicionamento do partido é contrário às afirmações de Henrique Oliveira, mais cedo em entrevista ao RealTime1. O candidato ao governo pelo partido Podemos anunciou que teria o apoio do Pros.

A situação do Pros no Amazonas é tensa desde o dia 1° , quando uma nova administração assumiu o comando do partido no Amazonas com Edward Malta declarado presidente.

Segundo Oswald, Edward Malta realizou uma convenção em desacordo com o estatuto, no dia 4 de agosto. “O estatuto do Pros pede dez dias desde a publicação do edital”, disse.

Em nível nacional, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconduziu à direção do partido a ala favorável à candidatura de Lula (PT). Mas, para Oswaldo Cardoso, as decisões de ordem são apenas a nível nacional e no momento não interferem no diretório regional no Amazonas.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais

COMPARTILHE