quarta-feira, 23 de setembro de 2026

TSE vai gerenciar ações contra a violência política nas Eleições 2022

Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu 13 ofícios com denúncias de agressão a parlamentares e a jornalistas em diversas localidades do país.
COMPARTILHE
O TSE instituiu um Grupo de Trabalho destinado as ações voltadas ao tema durante as Eleições 2022.
O TSE instituiu um Grupo de Trabalho destinado as ações voltadas ao tema durante as Eleições 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu um Grupo de Trabalho destinado a elaborar as ações voltadas ao tema durante as Eleições 2022, com foco em prevenção e combate à violência política.

O documento evidencia a necessidade da ação, motivada pelos relatos de violência política recebidos pelo Tribunal antes mesmo do início da campanha.

Até o momento, chegaram 13 ofícios com denúncias de agressão a parlamentares e a jornalistas em diversas localidades do país.

Os ofícios foram formulados pelo Senado Federal e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e detalham ataques a vereadoras de Câmaras Municipais e a membros do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da Rede Sustentabilidade (Rede) e do Partido Social Democrático (PSD).

Entre as atribuições dos membros do GT estão a promoção de audiência pública, de eventos e de atividades que promovam debates que subsidiem o diagnóstico e formulação de diretrizes adicionais, especialmente com a participação dos partidos políticos, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e de entidades da sociedade civil vinculadas ao assunto. Os resultados dos estudos devem ser apresentados em 45 dias.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Leia Mais:

COMPARTILHE