quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Contas de energia do município podem reduzir em 60% com usina de biogás

Usina instalada no aterro sanitário irá gerar energia para a concessionária e, com isso, a Prefeitura de Manaus terá créditos para abater nas contas de suas instalações.
COMPARTILHE
aterro sanitário

O secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, revelou ao RealTime1, nesta sexta-feira (5), que a Prefeitura de Manaus está investindo R$ 40 milhões na construção de uma usina de energia elétrica, produzida a partir do biogás gerado no aterro sanitário da cidade, localizado no km 5 da rodovia AM-010, a Manaus-Itacoatiara.

Atualmente, este recurso é desperdiçado e se decompõe diretamente na atmosfera.

De acordo com Sabá Reis, o sonho de várias administrações deverá entrar em funcionamento até março do próximo ano. Com a concretização da usina, a energia gerada vai entrar no Sistema Integrado Nacional (SIN) e, com isso, a prefeitura terá créditos para abater nas contas de energia de todas as suas instalações.

“Estamos acertando os últimos detalhes. Estou negociando direto com a concessionária e a energia entrará na rede, permitindo o abatimento de até 60% das contas de energia da prefeitura”, disse o titular da Semulsp.

Potencial

Conforme o professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sérgio Gonçalves Rodrigues, o aproveitamento da matéria orgânica decomposta em aterros sanitários é uma tecnologia dominada há muitos anos em diversos países e Manaus está atrasada neste processo.

“É tecnologia limpa e aproveita o potencial que o aterro tem por anos que vai muito além de sua vida útil”, avaliou o professor.

Rodrigues lembra que uma parte significativa do lixo depositado no aterro é formado por matéria orgânica, oriunda da poda das árvores feitas nos corredores viários ou por pessoas que as têm em casa e entregam as toras podadas para a prefeitura recolher.

“Esse material é rico, está decomposto e pronto para gerar o biogás”, explicou.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

COMPARTILHE