quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Contratações temporárias devem aumentar 20% no AM, prevê Associação

Associação estima que indústria e comércio devem impulsionar a geração de trabalho temporário até o fim do ano. CDLM projeta criação de mais de 6 mil oportunidades.
COMPARTILHE

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê que o Amazonas encerre o ano com aumento de 20% no número de contratações temporárias, em relação às admissões de 2020. Segundo a associação, a indústria e o comércio devem impulsionar a geração de novos postos de trabalho para atender às demandas do período de fim de ano.

De acordo com a diretora da regional Norte da Assertem, Cilene Herbster, em Manaus, o setor industrial deverá manter índices crescentes nas contratações temporárias para atender às demandas de final de ano. Ela destaca que a contratação é formal e possibilita a efetivação após o término de vigência do contrato.

“Historicamente há um aumento nas contratações temporárias no segundo semestre. Em Manaus, notamos que mesmo durante a pandemia o Polo Industrial de Manaus contratou mais do que as indústrias em outras regiões do país e efetivou todos os temporários. A previsão é que essa tendência seja mantida e que em média 23% dos colaboradores sejam efetivados”, informou.

Conforme a diretora, no segmento comercial, a estimativa é que novas vagas temporárias sejam criadas no subsetor de serviços pessoais integrado por hotéis, aviação, salão de beleza, clínicas médicas, entre outros.

“O avanço da vacinação e a liberação para o funcionamento do comércio deverá movimentar o setor, demandando mão-de-obra”, disse.

CDLM espera gerar mais de 6 mil vagas

Conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, somente no segundo semestre a previsão é que dez lojas de grande porte sejam inauguradas na cidade, além de outras empresas de menor porte. A estimativa é que esses empreendimentos gerem entre 2,5 mil a 3 mil empregos.

“Vislumbramos dois cenários: os empregos gerados pelas novas empresas que pretendem se instalar na cidade; e as vagas que serão abertas pelas lojas que estão em funcionamento, decorrente do aumento natural das vendas, pelo período de final de ano, o que deve girar em torno de 3 a 3,5 mil novas oportunidades. Totalizando, cerca de 6,5 mil vagas até o final do ano”, disse o presidente.

CDLM lançará sistema de empregabilidade

Assayag ainda informou que em até 45 dias o site da CDLM disponibilizará uma aba com um link para cadastro de curriculum, onde o candidato poderá registrar seus dados. Todas as empresas associadas terão acesso aos dados e poderão entrar em contato diretamente para a seleção.

“Contratamos uma empresa para inserir esse programa no site. Será um sistema de empregabilidade, onde todos os lojistas terão acesso ao banco de dados. O cadastro é livre para qualquer cidadão que tiver interesse”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE