A conferência “Caminhos Estaduais para a Redução da Violência e da Criminalidade”, realizada na manhã desta quinta-feira (14/08) no Centro de Convenções Vasco Vasques, reuniu os governadores do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), dentro da programação do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em Manaus. No evento, eles apresentaram resultados, estratégias e metas para reduzir a violência e ampliar a sensação de segurança em seus estados.
O FBSP é uma organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 2006 por profissionais de segurança, gestores e pesquisadores para promover a segurança pública como um direito social. O encontro de 2025 ocorre em Manaus, de 13 a 15 de agosto, reunindo autoridades, especialistas, pesquisadores e imprensa para discutir temas como a segurança na Amazônia, os impactos da emergência climática e a proteção das cidades e da floresta.
Wilson Lima destaca tecnologia e ações integradas no Amazonas
O governador do Amazonas afirmou que, desde 2019, o estado investiu cerca de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos. Entre as medidas, citou a formação de mil policiais neste ano, com outros 500 em treinamento para ingresso até novembro.
Ele ressaltou que o sistema “Paredão” — inspirado no Cerco Inteligente de Vitória (ES) — reduziu o número médio de veículos roubados em Manaus de 16 para 1,6 por dia.
Outra ferramenta, o “Recupera Celular”, implantada em setembro de 2024, provocou queda de 52% nos roubos de celulares, tirando Manaus da primeira posição nacional nesse crime para o 25º lugar.
Wilson Lima destacou, ainda, operações nas fronteiras, que resultaram na apreensão de 34 toneladas de maconha apenas em 2025, o equivalente a R$ 1 bilhão em prejuízo ao crime organizado, além da prisão de quatro mil pessoas e do cumprimento de 3,6 mil mandados.
Entre as iniciativas fluviais, o estado conta hoje com duas bases flutuantes (Arpão 1 e 2), embarcações blindadas e armamento pesado para patrulhar rios estratégicos, como o Solimões e o Negro.
No sistema prisional, não há registro de fugas desde 2019 e mais de mil detentos participam de atividades laborais como reformas de delegacias, produção de alimentos e confecção de calçados.
Segundo o governador, o conjunto de ações contribuiu para que o Amazonas registrasse, em 2025, a menor taxa de homicídios desde o início da série histórica, com queda de 16% em relação a 2024.
Renato Casagrande reforça integração e políticas sociais no Espírito Santo
O governador do Espírito Santo apresentou o “Programa Estado Presente”, criado em 2011, estruturado em governança, transversalidade e integração entre as forças de segurança. Casagrande coordena pessoalmente reuniões mensais com delegados, coronéis, Judiciário e Ministério Público, para avaliar metas e ajustar ações.
Ele destacou que, em 2011, o estado registrava quase 2 mil homicídios por ano e figurava entre os mais violentos do país. Em 2024, foram 852 homicídios, resultado de políticas como o investimento em tecnologia — incluindo reconhecimento facial, responsável por mais de 350 prisões — e melhorias na infraestrutura policial.
O programa também envolve políticas sociais, como 60% das escolas em tempo integral, 14 centros de referência da juventude, programas de prevenção ao uso de drogas e capacitação profissional. Casagrande frisou que segurança pública “não é tarefa apenas dos policiais”, defendendo integração entre governo, sociedade e forças de segurança para reduzir a criminalidade.
Leia Mais: