O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (20), planos para reduzir os preços dos alimentos e fomentar o crédito para pequenos e médios empreendedores.
Embora tenha prometido que a medida será a “maior política de crédito já feita no Brasil“, o presidente não forneceu detalhes sobre as três políticas de crédito que serão lançadas.
Lula afirmou ainda que o Brasil precisa exportar, mas não pode permitir que os preços no mercado interno sejam os mesmos das exportações, em meio à alta do dólar, e criticou o preço que está sendo praticado em relação aos ovos.
Nos EUA, em virtude da crise aviária, a cartela de ovos chega a custar R$40,00 segundo walmart.
Já no Brasil foi constatado um aumento no preço da cartela de ovos em cerca de 40%, conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Apesar da promessa de reduzir o preço da carne, Lula afirmou que o controle imediato dos preços não é viável.
Além disso, Lula previu um crescimento de 3,8% para a economia brasileira em 2024, destacando uma inflação “razoavelmente controlada”, mas sem esclarecer as medidas concretas para mitigar os custos de vida, principalmente os alimentares.
O governo deve se reunir com atacadistas para discutir alternativas, mas o impacto imediato dessa ação segue incerto, considerando as dificuldades estruturais que ainda persistem na economia brasileira.
Leia Mais: