Bill Gates, fundador da Microsoft, afirmou ter ficado surpreso com a “guinada à direita” observada no setor de tecnologia nos últimos anos.
Em entrevista à revista Veja, publicada na sexta-feira (31/1), Gates comentou sobre a aproximação de grandes nomes da tecnologia com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante e após sua campanha eleitoral.
Gates, que se posiciona politicamente como centro-esquerda, defende um sistema tributário mais progressivo, onde os mais ricos paguem mais impostos.
“Até alguns anos atrás, só Peter Thiel, fundador do PayPal, expressava opiniões mais conservadoras. Os outros, como a maioria da Califórnia, estavam mais à esquerda”, explicou .
Ele também se referiu a Elon Musk, que apoiou Trump durante a campanha e, posteriormente, assumiu um cargo no governo americano. Musk foi nomeado chefe do Doge, o Departamento de Eficiência Governamental.
Gates afirmou que, apesar das diferenças, não teria problemas em trabalhar com Musk, destacando seu brilhantismo, riqueza e influência.
Além disso, Gates comentou sobre um encontro com Trump após o Natal em Mar-a-Lago, na Flórida. Segundo ele, esperava encontrar Trump, mas o ex-presidente não estava presente.
No entanto, Gates ressaltou que, devido ao trabalho da Fundação Gates, mantém contato com governos de diferentes orientações políticas, tanto republicanos quanto democratas
Leia Mais: