sábado, 26 de setembro de 2026
ESTÁ DEFINIDO

Fim das 'saidinhas': confira como parlamentares do AM votaram sobre o veto de Lula

Sete dos 11 parlamentares da bancada amazonense no Congresso votaram para derrubar os vetos do presidente Lula (PT) e proibir a "saidinha" de presos.
COMPARTILHE
Congresso derruba vetos de Lula e volta a proibir 'saidinha' de presos
Congresso derruba vetos de Lula e volta a proibir 'saidinha' de presos

Sete dos 11 parlamentares da bancada amazonense no Congresso votaram para derrubar os vetos do presidente Lula (PT) e proibir a “saidinha” de presos. Com isso, o benefício não será mais concedido em feriados e datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

O veto foi derrubado nesta terça-feira (28/5) pelos deputados por 314 votos a 126 votos, com 2 abstenções. Na votação dos senadores, o veto foi derrubado por 52 votos a 11 votos, com 1 abstenção.

Votaram pela proibição da saidinha de presos os deputados federais Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União), Saullo Vianna (União) e Sidney Leite (PSD), além dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).

Apenas o deputado federal Átila Lins (PSD) votou a favor da liberação de presos em datas comemorativas. Já os deputados Adail Filho e Silas Câmara, ambos do Republicanos, faltaram à votação.

Não consta no sistema do Congresso, registro sobre a participação do senador Omar Aziz (PSD) na sessão e votação.

“O Congresso votou para acabar com a saidinha. Isso é muito importante para a segurança pública. A população não aguenta mais ver o criminoso saindo da cadeia no dia dos pais, no dia das mães e assassinando mais uma vez pais, mães, em pleno Natal” afirmou Capitão Alberto Neto.

A decisão dos parlamentares proíbe que o detento saia para visitas à família e atividades que contribuam para o retorno do convívio social.

Desse modo, o benefício será concedido apenas para quem for sair para estudar, seja Ensino Médio, Superior, Supletivo ou cursos profissionalizantes.

Leia Mais:

COMPARTILHE