segunda-feira, 15 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

5G chega em outubro, mas não resolverá problemas de internet no AM, diz Anatel

À TV RealTime1, o presidente da Anatel garantiu que o 5G será instalado em Manaus no mês que vem. No entanto, as localidades mais afastados ainda não serão atendidas.
COMPARTILHE
5g

Uma das últimas capitais do pais a receber o sinal da internet 5G, Manaus será contemplada com a tecnologia já no próximo mês, antes do fim do prazo estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a implantação do 5G nas capitais – que encerra no dia 27 de novembro. Quem faz a previsão é o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Em entrevista à TV RealTime1, Baigorri explica que o Edital de venda das faixas de 5G obriga as operadoras de internet a levarem o sinal para mais de 2.000 cidades em todo o país, priorizando capitais e regiões metropolitanas.

A Agência trabalha com o planejamento de implantação da tecnologia em todas as sedes dos municípios do país até o ano de 2029.

Os locais mais afastados das sedes dos municípios, no entanto, ainda não têm cronograma de instalação do 5G definido. Muitos deles, aliás, sequer contam com a tecnologia 4G, cujo prazo final de implantação encerra em 2027.

“Ainda não há perspectivas para que estes distritos que não são sedes de municípios tenham o sinal. Naturalmente, isso é um processo evolutivo. No próximo leilão que nós fizermos – e não temos previsão de fazê-lo, ainda – a gente deve colocar obrigações de levar o 5G para os distritos não-sedes. Hoje, o que temos contratado de 5G é para todas as 5.570 cidades brasileiras, nas sedes dos seus municípios”, justificou o presidente da Anatel.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Segundo ele, Manaus ficou no fim da fila entre as capitais que receberam o sinal 5G, apesar da importância da tecnologia para o Polo Industrial de Manaus, devido às dificuldades de “limpeza” da faixa de transmissão do 5G, que também é utilizazada para levar os sinais de antenas parabólicas.

Confira a entrevista na íntegra:

Texto: Lucas Raposo

Leia Mais:

COMPARTILHE